SUV cupê da Renault ganha versão de 300 cv que faz 17,2 km/l
Vendido na Europa, o Renault Rafale pode ser a inspiração do novo SUV médio nacional da marca e agora tem uma versão esportiva de 300 cv
A linha de SUVs da Renault acaba de ficar maior na Europa. A montadora francesa revelou na última semana o novo Rafale E-Tech 4x4, a versão híbrida do seu SUV cupê que deve ser a inspiração para o futuro SUV médio que a marca fará no Brasil em breve. Equipado com um conjunto híbrido plug-in de 300 cv, o novo Renault Rafale E-Tech 4x4 promete um alcance total de até 1.000 km.
O grande destaque do novo Renault Rafale híbrido plug-in é a motorização. Ela é composta por um motor 1.2 turbo a gasolina (150 cv) e três motores elétricos, sendo um deles posicionado no eixo traseiro (136 cv), um no dianteiro (70 cv) e outro do tipo gerador de alta tensão para o motor de arranque (34 cv).
A potência combinada é de 300 cv, e a autonomia 100% elétrica é de até 100 km no ciclo WLTP. Já o consumo promete ser um dos destaques do modelo. De acordo com a Renault, o modelo promete um consumo médio de 17,2 km/l (5,8l/100 km) no ciclo WLTP apenas com o motor a combustão. Com o auxílio do motor elétrico, a marca promete o consumo de apenas 0,7 litros a cada 100 km em uso misto WLTP – o equivalente a 142,8 km/l!
Graças a este conjunto, o novo Renault Rafale E-Tech 4x4 vai de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos. A bateria de 22 kWh leva até 2h55min para recarregar completamente em uma corrente máxima de até 7,4 kW. Ainda há a opção de recarregar até 25% da capacidade da bateria por meio do motor a combustão.
Já em modo 100% elétrico, o Rafale tem a potência limitada a 160 cv e chega aos 135 km/h de velocidade máxima. O sistema de tração integral atua de forma automática e inteligente, com a distribuição do torque pode variar instantaneamente de 100% nas rodas dianteiras (tração dianteira) a 100% nas rodas traseiras (tração traseira), conforme a necessidade do terreno.
Por fora, a nova opção híbrida plug-in também marca a estreia da versão Atelier Alpine, que se diferencia do restante da gama pela exclusiva pintura Azul Sommet Satin, spoiler flutuante na cor Preto Étoilé e aros de rodas exclusivos “Chicane” de 21" – as demais versões trazem rodas de até 20". Remetendo à esportividade da marca Alpine, o interior das versões Esprit Alpine e Atelier Alpine conta com tapetes na cor azul da marca.
A nova versão Atelier Alpine também ganhou ajustes exclusivos na suspensão ativa, com novos amortecedores, molas, batentes de impacto, barra estabilizadora dianteira e traseira e rodas de 21 polegadas. A configuração também recebeu novos ajustes nas centrais eletrônicas que comandam a frenagem, regeneração da frenagem, controle de estabilidade e trajetória, bem como a direção assistida.
Para auxiliar em manobras, o eixo traseiro também é esterçante. Ao todo, há três modos de condução: Comfort, Dynamic e Sport, cada um com um perfil de suspensão e de motor para diferentes situações de uso do carro. O novo Renault Rafale E-Tech 4x4 chegará ao mercado europeu já nas próximas semanas. Por outro lado, o modelo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.
No entanto, ao que tudo indica, o Renault Rafale será a inspiração para o novo SUV médio que a marca francesa vai produzir no Brasil. O novo modelo será feito sobre a plataforma modular CMF-B e terá o motor 1.3 turbo de 170 cv em versão híbrida. Já o visual deve ter linhas que lembram o Rafale europeu. O novo modelo deve brigar com modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross no Brasil.