Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SUVs "matam" peruas no Brasil; veja as opções que sobraram

Segmento de station wagons praticamente desapareceu; hoje, restam apenas peruas do mercado de luxo

22 jan 2025 - 14h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Toyota vende o Corolla Touring no Japão, a Peugeot comercializa o 508 SW na França e a Volvo dispõe, no portfólio, das belíssimas V60 e V90, mas na Itália, por exemplo. Todos os carros citados pertencem ao segmento de station wagons (popularmente chamadas de "peruas"). Mas por que não vendem no Brasil?

Simplesmente, por falta de interesse do público, em sua maior parte, seduzido pelos SUVs, que vêm dominando o mundo. Mas quem é da turma dos "save the wagons" ainda tem chance de levar um modelo 0 km para a garagem de casa. Mas tem que ter grana!

Praticamente extinta no Brasil, a categoria de peruas vem respirando por aparelhos, mas ainda sobrevive, basicamente, porque reúne admiradores que não abrem mão da dirigibilidade desse tipo de veículo. Afinal, por conta do menor coeficiente de arrasto, as station rendem mais estabilidade quando comparadas aos SUVs - que têm centro de gravidade alto e, por isso, apresentam rolagem de carroceria mais acentuada.

Tem ainda, claro, charme, beleza e presença que contam pontos na hora de fechar negócio. Infelizmente, há apenas duas peruas à venda oficialmente no Brasil. O levantamento não levou em conta os modelos por importação independente.

Mercado de luxo

Seja como for, esqueça os modelos de marcas populares. As últimas sobreviventes foram Fiat Weekend e as Volkswagen Parati e Space Fox. Agora, é a vez do mercado de luxo. Aliás, mesmo este tem sofrido perdas, como o Porsche Panamera Sport Turismo, que chegou a ser vendida por aqui, mas teve produção encerrada mundialmente no fim de 2023, por vender menos de 10% da demanda total da linha.

Desse modo, sem Mercedes-Benz e até mesmo BMW, sobraram duas opções no mercado nacional: Audi RS6 Performance e Porsche Taycan 4 Cross Turismo.

Audi RS6 Avant Performance

Disponível no Brasil em sua versão mais apimentada, a Audi RS6 Avant Performance é uma das peruas mais rápidas do mundo. O visual é agressivo, abusa dos tons pretos e custa nada menos que R$ 1.251.990.

Pelo montante, oferece o insano motor 4.0 V8 biturbo, com turbinas maiores, e 630 cv de potência. O torque é de absurdos 86,6 kgfm. Quem comanda os trabalhos é o câmbio Tiptronic de oito marchas, junto do famoso sistema de tração integral Quattro. De 0 a 100 km/h leva só 3,4 segundos e tem velocidade máxima de 280 km/h.

Destacam-se os quatro modos de condução Audi Drive Select. São eles: Comfort, Efficiency, Auto e Dynamic. Ela tem, ainda, outros dois customizáveis, RS1 e RS2. Entre os diferenciais da perua estão o novo sistema de exaustão, o sistema híbrido-leve de 48 volts e o novo diferencial central blocante, que permite às rodas traseiras virar até 5 graus.

Em baixa velocidade, elas esterçam em direção oposta às dianteiras, favorecendo a manobrabilidade, e em alta, giram no mesmo sentido da dianteira, dando mais aderência e estabilidade.

De série, a Audi RS6 Avant tem luz de direção dinâmica, faróis full LED Matrix, teto panorâmico, câmera 360º, central multimídia, quadro de instrumentos digital, Head-Up Display e detalhes do acabamento em Alcântara, couro e fibra de carbono. Há também display inferior de 8,6 polegadas, ar-condicionado de quatro zonas automático e pacote de luzes customizáveis. O sistema de som é Bang & Olufsen.

Porsche Taycan Cross Turismo

Do mesmo Grupo Volkswagen que também faz parte a Audi RS6 Avant Performance, a Porsche Taycan Cross Turismo não é tão purista como a prima, afinal, além de não ser perua com design convencional, trata-se de um carro elétrico. Seja como for, faz parte da categoria de peruas, tem belo design e potência de sobra.

Antes de falar em números, porém, cabe especificar que o modelo tem à disposição do cliente três versões distintas: 4, 4S e Turbo. Desse modo, a tabela segue os preços abaixo:

  • Porsche Taycan 4 Cross Turismo (R$ 920 mil)
  • Porsche Taycan 4S Cross Turismo (R$ 935 mil)
  • Porsche Taycan Turbo Cross Turismo (R$ 1,225 milhão)

Cada uma das três configurações tem uma motorização. Além da tração nas quatro rodas e aptidão para uso off-road (segundo a própria fabricante), o modelo tem suspensão a ar adaptativa e até pode aumentar a altura livre do solo em, no máximo, 30 milímetros.

Desde a versão de entrada oferece dois motores elétricos. As potências vão de 435 cv a 884 cv. Neste último, vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. São 250 km/h de velocidade máxima. De acordo com o Inmetro, tem autonomia entre 241 km e 425 km - também dependendo da opção escolhida.

Na lista tem até três telas digitais (uma para o passageiro da frente), espelhamento sem fio para Apple CarPlay, rodas de 21", faróis de LEDs Matrix, assistência ao motorista e wallbox para recarga doméstica.

Audi RS6 é uma station wagon esportiva e muito potente (Imagem: Divulgação/Audi)
Audi RS6 é uma station wagon esportiva e muito potente (Imagem: Divulgação/Audi)
Foto: Canaltech
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade