SUVs na China: novo Tesla Model Y lidera, mas só dividindo a linha BYD Song
Entenda o ranking de SUVs na China no primeiro trimestre, que pode ser interpretado com liderança da Tesla ou da BYD
Qual foi o SUV mais vendido da China no primeiro trimestre? Segundo a CPCA (Associação de Carros de Passageiros da China), o 1º lugar coube ao Tesla Model Y com 81.889 unidades. Mas há consultorias que não veem assim, pois somam as vendas dos modelos Song Plus e Song Pro, da BYD.
Juntos, o BYD Song Plus (65.603 unidades) e o BYD Song Pro (51.542) totalizam 117.145 vendas. É o mesmo critério utilizado no Brasil pela Fenabrave. Mas, oficialmente, o Song Plus ficou em 3º lugar e o Song Pro em 5º. O campeão de vendas dos SUVs na China foi o novo Tesla Model Y, que tem um design ainda mais “limpo” do que o anterior.
O 2º lugar coube ao Geely Xingyue L com robustos 79.883 registros, enquanto o 4º lugar ficou com o Changan CS75 Plus com 53.668. Mas nem a Tesla tem muito o que comemorar. Dos cinco SUVs mais vendidos na China de janeiro a março, somente o modelo da Geely – marca que está vindo para o Brasil – teve alta de volume: +69,2%.
O mercado chinês está cada vez mais competitivo no segmento SUV. Somente no primeiro trimestre as vendas somaram incríveis 2,5 milhões de unidades (equivalentes ao total de carros vendidos no Brasil em um ano). Houve um aumento de 4,7% em relação a 2024, de acordo com a CPCA. Em março a China registrou 948.000 SUVs (+16,5% em relação ao ano anterior).
Veja abaixo o ranking dos 15 SUVs mais vendidos na China no primeiro trimestre de 2025, segundo o Car News China.
Siga o Guia do Carro no YouTube