Suzuki eVitara é primeiro SUV elétrico da marca japonesa
Opção elétrica da Suzuki tem três tipos de motorização e duas configurações de tração; autonomia pode chegar a 450 km
Para entrar na era da eletrificação, a Suzuki apresentou o eVitara. O SUV compacto será fabricado na Índia e terá como destino os mercados globais a partir de 2025. Trata-se do primeiro veículo movido a baterias feito pela marca japonesa.
Para se mover, o Suzuki eVitara terá diversos tipos de motores elétricos. As potências variam entre 144 cv, 174 cv e 184 cv. Este último, aliás, tem tração integral - afinal, tem um motor no eixo dianteiro e outro no traseiro.
São dois tipos de baterias: a mais básica, com 49 kWh; e a mais robusta, de 61 kWh. Assim, pode rodar, respetivamente, até 310 km e 450 km.
Para concorrer com BYD Yuan Pro, Kia EV3 e Peugeot e2008, o eVitara apostou em um visual diferentão. Tem faróis ligados por barra e com assinatura visual em forma de "Y" deitado e para-choque robusto.
Capô vincado e caixas de roda sobressalentes com apliques plásticos também fazem parte do pacote. Indo para trás, tem larga coluna "C", aerofólio e lanternas que seguem a mesma cartilha da dianteira - com assinatura luminosa em "Y" e interligação luminosa.
No total, tem 4,28 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura.
Do lado de dentro, vem ao estilo Hyundai Creta, com uma tela inteira que engloba quadro de instrumentos e central multimídia. Um botão giratório no console se encarregará de mudar as posições do câmbio.