T-Cross, Polo, Nivus, Virtus e Taos terão motor 1.5 híbrido em 2025
Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos confirma a chegada do novo motor 1.5 turbo híbrido flex, que vai equipar toda a linha Volkswagen
A Volkswagen terá um novo motor no Brasil em breve. Além dos lançamentos previstos para os próximos anos no país, a montadora alemã vai produzir o novo motor 1.5 TSI em sua fábrica de São Carlos, SP. A novidade equipará modelos como Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos.
As informações foram divulgadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté. Em comunicado divulgado nesta semana, a entidade afirma que aprovou junto à Volkswagen um novo acordo coletivo de trabalho válido até 2028.
Dentre as novidades, o acordo garante mais investimentos na unidade fabril para a produção do motor 1.5 híbrido-flex EVO2. Ele substituirá o atual motor 1.4 TSI de 150 cv com a chegada das regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entram em vigor no início de 2025.
Na Europa, esse propulsor estreou em 2016 no Golf de sétima geração, substituindo justamente o 1.4 turbo. Assim como o atual motor, ele também oferece 150 cv e 250 Nm, mas com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável.
Outra vantagem do novo motor 1.5 turbo é a possibilidade de atuar em conjunto com tecnologias híbridas, tanto leves ou até mesmo plug-in. Além disso, a Volkswagen deve prepará-lo para ser flex, funcionando tanto com gasolina como etanol.
A aplicação do motor deve ser semelhante a atual, inicialmente apenas a combustão. Com isso, é esperado que o 1.5 TSI equipe as versões Exclusive do Virtus, Highline do T-Cross, GTS do Polo e a ainda inédita versão esportiva do Nivus. Já o Taos pode ser o primeiro híbrido-flex da marca alemã na América Latina, chegando posteriormente.