Tank 300, da GWM, estreia por R$ 333.000 com luxo, super plug-in e off-road
Mais uma vez a GWM surpreende o mercado brasileiro com um SUV raiz de alta tecnologia e preço abaixo do que existe no país para o segmento
A montadora chinesa GWM lançou nesta sexta-feira, 4, seu mais novo carro no Brasil: o Tank 300 PHEV. Junto com o carro, estreia sua terceira marca, a Tank, especializada em SUVs 4x4 off-road. As outras são a Haval (SUVs familiares) e a Ora (carros elétricos). O Tank 300 estreia com um preço alto, mas muito competitivo na categoria: R$ 333.000.
É fato que novamente a GMW surpreende o mercado brasileiro. Simplesmente não existe um carro tão capaz, luxuoso, espaçoso e com alta tecnologia híbrida plug-in com esse preço. É um carro exclusivo e de nicho, mas com potencial para dominar seu segmento – se não em volume, certamente em custo-benefício.
O Tank 300 é um SUV de luxo com 4,76 m de comprimento e 5 lugares. O único carro mais barato desse nicho é o Suzuki Jimny Sierra, mas mede apenas 3,69 m e não tem luxo nenhum. O Jeep Compass 4xe, que também é híbrido plug-in, não veio mais depois da linha 2023, e mede só 4,40 m.
No porte do Tank 300 PHEV – medindo entre 4,68 m e 4,89 m – há mais seis carros que o SUV da GWM derrota por ser mais barato ou por ter tecnologia muito superior: Jeep Commander, Defender 110 (R$ 802.000), Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport, Chevrolet Trailblazer e Jeep Wrangler (R$ 499.990).
O Tank 300 é um genuíno 4x4 de alto desempenho por fora e muito luxuoso por dentro. O carro que mais se aproxima dele é o Mercedes-AMG G 63, porém custa 2 milhões de reais; portanto, é de outro mundo. Mas, atenção: segundo a GWM Brasil, o valor de R$ 333.000 para o Tank 300 PHEV é válido somente para abril. Em 1º de maio haverá novo preço, não revelado.
O Tank 300 traz da China uma motorização híbrida plug-in de última geração, com uma generosa bateria de 37,1 kWh. Isso significa que dá para rodar no modo 100% elétrico entre 75 km e 106 km, de acordo com os ciclos do PBEV e do WLTP.
Mais um atributo diferencia o Tank 300 PHEV: num carregador rápido (DC), o SUV 4x4 da GWM aceita até 50 kW de potência de carregamento, permitindo que sua bateria seja carregada de 30% a 80% em apenas 24 minutos. Num carregador lento (AC), a potência de recarga é de 6,6 kW.
Portanto, o Tank 300 junta-se ao Haval H6 PHEV como os únicos SUVs abaixo de R$ 600.000 que oferecem recarga rápida. Por isso e pela oferta de equipamentos, a montadora chinesa acredita ser possível fisgar até clientes interessados em alguns carros das alemãs Audi e BMW.
Outro trunfo do Tank 300 é a tecnologia Hi-4 aplicada num veículo de carroceria sobre chassi. É essa combinação que faz deste off-road de luxo um SUV raiz. O motorista pode usar a tração 2H, 4H e 4L (reduzida). Há três modos de condução, mas o único que permite a tração 4x4 é o HEV. Há ainda o modo EV (100% elétrico) e o modo Inteligente, que prioriza o motor a combustão para carregar a bateria.
O motor 2.0 turbo a gasolina, com injeção direta, é acoplado a um motor elétrico, entregando uma potência combinada de 394 cv e um torque total de 750 Nm. O carro é rápido na estrada: acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O motor elétrico fica posicionado entre o motor a combustão e a entrada da transmissão automática de 9 marchas.
Outra novidade é o Assistente de Manobra em Curva Fechada. A um simples toque de botão no console central, o Tank 300 passa a ter um raio de giro até 20% menor. Isso permite que o veículo faça um retorno de 180º num espaço muito menor. Há também o Controle de Cruzeiro Inteligente Off-Road, para terrenos muito acidentados
Ficha Técnica
O Tank 300 vem equipado com 6 airbags e obteve a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de impacto da ANCAP, instituto de segurança da Austrália. O resultado do SUV em testes de capotamento também impressionou pelo uso extenso de aços de alta e ultra resistência. Com isso, o teto e as colunas suportam o equivalente a 6 vezes o peso do veículo antes de colapsarem.
Por dentro, o Tank 300 tem acabamento premium em soft touch, com console central climatizado para manter as bebidas frias ou aquecidas, aquecimento do volante de couro com aletas e som de alta fidelidade.
Os bancos são revestidos de couro Nappa e oferece três ajustes de massagem, ventilação e aquecimento na parte dianteira. Para o banco do motorista, há o recurso easy-entry (afasta-se eletricamente para facilitar o acesso), memória de posição e oito ajustes de regulagem elétrica, que garantem uma experiência personalizada e de luxo. O banco do passageiro oferece quatro modos de ajuste elétrico.
Equipamentos (veja nos quadros abaixo)
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