Tem espaço para Dodge Hornet ou Alfa Tonale no Brasil?
Duas marcas da Stellantis estão com novo SUV em seus mercados e poderiam se posicionar acima do Jeep Compass no Brasil
Entre as marcas da Stellantis, duas sempre são lembradas por seus fãs no Brasil: Dodge e Alfa Romeo. Assim como na América do Sul, os executivos da Stellantis nos Estados Unidos e na Europa estão usando todas as sinergias possíveis para viabilizarem suas marcas. Uma novidade é o Dodge Hornet, que é a versão americana do Alfa Romeo Tonale.
Existe espaço para o Dodge Hornet e/ou o Alfa Romeo Tonale no Brasil? Existir, existe. Os dois carros são do segmento C-SUV (médios), o mesmo do Jeep Compass. E é exatamente neste segmento que algumas marcas de luxo estão apostando para crescer – mas não só elas.
A Volvo tem um modelo fortíssimo nesse segmento: o XC60 Plug-in Hybrid, líder entre os carros PHEV. A Stellantis tem o Jeep Compass 4xe, mas com preço bem mais baixo. Há também o BMW X3 e o Mercedes-Benz GLC na parada. E a Jeep é “popular demais” para competir com essas marcas premium.
O Dodge Hornet acaba de ser apresentado nos Estados Unidos e seria uma alternativa para a marca voltar ao Brasil sem os seus famosos esportivos V8 Challenger e Charger, que serão elétricos na próxima geração.
O Dodge Hornet é uma tentativa de manter a marca relevante enquanto os novos elétricos não vêm. Ele tem uma versão GT 2.0 turbo de 269 cv e 400 Nm de torque, que vai de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos.
O melhor é que o novo Dodge Hornet R/T é um SUV híbrido plug-in de 289 cv de potência e poderosos 519 Nm de torque. A bateria é de 15,5 kWh, o que permite ao carro um alcance elétrico de 48 km. Há ainda uma opção de incrementar a potência com 25 cavalos extras. Ele vai de 0 a 100 em cerca de 6,1 segundos.
O Alfa Tonale tem motor 1.5 turbo híbrido leve de 162 cv e 240 Nm com câmbio automático de 7 marchas em sua versão de entrada. Ele mede 4,528 m e acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Faz 17,5 km/l de gasolina.
Há também uma versão 2.0 turbo de 260 cv de potência e 400 Nm de torque e uma PHEV de 276 cv de potência com bateria de 15,5 kWh. Ou seja: o mesmo sistema que está sendo usado pelo Dodge Hornet com um pouco mais de potência.
Por ser uma marca americana – que casa bem com a Ram e a Jeep –, o Dodge Hornet seria uma opção interessante para a Stellantis do que o Alfa Romeo Tonale. A Dodge é uma marca mais fácil para ser trabalhada no Brasil do que a Alfa, pois a exigência é menor. Há mais exigência de performance do que de luxo. E isso o Dodge Hornet pode entregar.