Audi TT RS bate 200 km/h sem esforço; confira teste
Propulsor de 340 cavalos leva o carro de zero a 100 km/l em pouco mais de 4 segundos
A experiência ao dirigi-lo pelas ruas de São Paulo às 18h de uma terça-feira reproduz a expectativa que se tem antes de exibir em público um carro emblemático. Não é preciso acelerar muito (esse dia, esse horário, seria impossível) nem jogar o giro do motor lá em cima com ele parado. O carro chama atenção sem esforço. Aos 15 anos, o Audi TT se sobressai no mar de populares que predomina as grandes avenidas de uma cidade como São Paulo a atrai os olhares de quem está ao redor.
O teste aconteceu com um RS Coupé vermelho. Durante os primeiros quilômetros na cidade sem conseguir passar dos 40 km/h (para piorar o congestionamento, era dia de chuva) foi o momento de "brincar" com a tecnologia embarcada no modelo. A posição de dirigir é baixa e reforça o conceito de esportividade que alguém que compra um carro desse procura. Outros detalhes realçam essa experiência: banco esportivo no estilo "concha" em couro e com ajuste elétrico, pedal do acelerador em alumínio, grande e com a base no assoalho do carro e não vindo de baixo do painel. Volante com acabamento em couro e equipado com borboletas na parte de trás para controlar a troca de marchas no modo manual.
No painel de instrumentos, o velocímetro, que marca até 310 km/h, o conta-giros, o indicador de combustível e o de temperatura do motor são analógicos. Mas as mesmas informações podem ser visualizadas também no indicador digital, que mostra ainda informações de hora, temperatura e em qual das sete marchas o carro está. A alavanca do câmbio, também revestida em couro, leva o emblema "TT RS", presente nos bancos, volante, painel e portas do veículo.
Porém, a concepção do TT RS não priorizou o conforto interno (principalmente em relação aos passageiros do banco traseiro: são dois lugares que só podem levar alguma bagagem pequena). Passado o engarrafamento da cidade, com pista livre o modelo mostra seus verdadeiros atributos. A 120 km/h no modo de direção esportiva (suspensão mais dura, volante mais firme) a impressão é de que continua-se nos 40 km/h do trânsito da cidade. O aerofólio traseiro fixo contribui para pouco se sentir os efeitos da alta velocidade dentro do carro. Ainda a essa velocidade o nível de ruído é pequeno: volume do sistema de som (assim como as estações do rádio, controlado por botões no volante) baixo e conversa dentro do carro sem necessidade de levantar a voz.
Hora de acelerar mais: o carro bate nos 200 km/h em poucos metros de pista e precisa de até menos para voltar aos 120 km/h - mesmo com o solo molhado. O som do propulsor turbo 2.5 l de cinco cilindros passando as sete marchas e levando o carro de zero a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos é um dos trunfos da Audi para convencer um indeciso a gastar R$ 399 mil no modelo. São 340 cavalos de potência que impulsionam o carro distribuídos nas quatro rodas pela tração integral quattro - marca registrada dos alemães.
Para quem pode levar o motor ao seu limite com segurança, o TT RS oferece a experiência de dirigir a 250 km/h (velocidade limitada eletronicamente) e, graças a um sistema de recuperação de energia, o consumo fica em 11,75 km/l na média combinada entre cidade e estrada.
Fim de teste e uma constatação: depois de nos livramos do trânsito na primeira parte não conseguimos notar mais a impressão que o RS TT Coupé deixou nos outros motoristas pelos quais passamos. A explicação é óbvia: foi tudo muito rápido para registrar qualquer olhar a nossa volta.
Ficha técnica
Modelo: Audi TT RS Coupé
Motor: 2.5 l turbo
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Aceleração: zero a 100 km/h em 4s3 (dado do fabricante)
Transmissão: eletrônica de sete marchas
Itens de série: bancos esportivos em couro com ajuste elétrico, ar condicionado automático, computador de bordo, pedais em alumínio, sensores de luz e chuva, volante esportivo com botões para ajuste de sistema de som e troca de marchas, sensor de estacionamento traseiro, faróis com ajuste de altura, airbag lateral
Capacidade do porta-malas: 292 l
Consumo: 8 km/l (cidade), 15,9 km/l (estrada) - dados do fabricante
Preço: R$ 399 mil