Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Testamos o carro "automático" mais barato do Brasil; confira

O condutor vira "refém" da automatização, que muitas vezes não acerta a mão, mas é uma boa opção para quem não aguenta mais trocar marchas no trânsito

3 mai 2014 - 14h43
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O câmbio automatizado I-Motion agora equipado o up! por R$ 30.990</p>
O câmbio automatizado I-Motion agora equipado o up! por R$ 30.990
Foto: Divulgação

O compacto up! da Volkswagen ganhou câmbio I-Motion e se tornou o primeiro carro 1.0 do País a ter transmissão automatizada. A nova versão automatizada está disponível a partir da versão move up! e tem preço sugerido de R$ 30.990.

Confira preços de carros 0 km no Brasil

Com a chegada desse câmbio, combinada à oferta de carroceria de duas portas (disponível para as versões take up! e move up!), a linha do up! ficou completa, de acordo com a fabricante.

O câmbio I-Motion que equipa o up! é o mesmo dispositivo utilizado nos modelos da marca com motores 1.6 VHT e 1.6 MSI (Gol Rallye e Saveiro Cross). Contudo, o sistema é simplificado, não possuindo o modo Sport e nem as aletas no volante, por exemplo. A caixa de mudanças, de apenas 30 quilos, recebeu mudanças para deixar o carro mais econômico.

Ao volante o carro perdeu fôlego e as trocas de marcha são demoradas, fazendo com que o motorista sinta bastante as mudanças dentro do carro. O condutor vira "refém" da automatização, que muitas vezes não acerta a mão, principalmente em subidas e conversões onde a redução é necessária. É possível fazer as trocas manualmente com toques para baixo ou para cima na manopla, desse modo o motorista não é surpreendido e pode antecipar as reduções, no entanto a lentidão para a troca é a mesma. 

Quando equipado com o câmbio automatizado, o up! acelera de zero a 100 km/h em 13 segundos com gasolina e em 12s8 com etanol, de acordo com a fabricante. A velocidade máxima é de 166 km/h e 168 km/h, respectivamente. As manobras com o carro exigem atenção, principalmente em ladeiras. Isso porque, diferente de transmissões automáticas convencionais, o carro fica solto quando o motorista tira o pé do freio e só avança quando o condutor pisa no acelerador.

A proposta da montadora alemã com o câmbio automatizado é conforto em economia, não levando muito em conta o desempenho. Por R$ 30.990, o condutor consegue um carro que traz facilidades para dirigir em cidades onde o trânsito faz com que o motorista fique cansado de tanto trocar de marcha, como São Paulo. Nesse sentido, o up! torna-se uma opção interessante.

O consumo continua baixo. De acordo com testes do Inmetro, o up! I-Motion é capaz de rodar 13 quilômetros com um litro de combustível na cidade e 14,5 quilômetros com um litro de combustível na estrada.

<p>O compacto ganhou também versão de duas portas</p>
O compacto ganhou também versão de duas portas
Foto: Divulgação
Duas portas

A Volkswagen também criou a versão do up! com duas portas, que se tournou a configuração mais barata do modelo, a partir de R$ 26.990. Com apenas uma porta na lateral, o compacto ganha maior área envidraçada e visual mais "limpo". No entanto, a opção estará disponível apenas nas duas versões de entrada (mais baratas), take e move. Os veículos mais completos continuarão oferecidos apenas com quatro porta

Confira as versões e preços do up!

take up! 2 portas – R$ 26.900

take up! 4 portas – R$ 28.900

move up! 2 portas – R$ 28.300

move up! 4 portas – R$ 30.300

move up! 2 portas I-Motion – R$ 30.990

move up! 4 portas I-Motion – R$ 32.990

high up! 4 portas – R$ 34.990

high up! 4 portas I-Motion – R$ 37.760

black/white/red up! 4 portas – R$ 39.390

black/white/red up! 4 portas I-Motion – R$ 42.160

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade