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Tiggo 5X de R$ 157.990 pode ser opção para T-Cross de R$ 180.690

Comparamos o SUV chinês da Caoa Chery com o modelo da Volkswagen, que é bicampeão de vendas da categoria

31 dez 2024 - 08h00
(atualizado às 09h40)
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Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid e Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI
Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid e Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI
Foto: Divulgação / Guia do Carro

O Volkswagen T-Cross tornou-se imbatível no segmento SUV graças a um conjunto muito bem acertado, oferta variada de versões e ótima tática de vendas diretas, que garantem 47% de seu sucesso comercial. Diante dele, o Tiggo 5X, da Caoa Chery, pode ser considerado uma opção?

Sim. Mas não para todos os tipos de consumidores. Há vantagens na compra do Tiggo 5X, começando pelo preço, mas o T-Cross tem alguns atributos fortíssimos. O Tiggo 5X também é muito forte no varejo, de onde vem 89% de suas vendas. Isso é um índice de confiança do consumidor, pois independe dos descontos feitos para vendas diretas em lote.

O T-Cross tem uma ótima combinação de desempenho e consumo na versão Highline 250 TSI 1.4 (R$ 180.690) e entrega boa economia de combustível na versão Comfortline 200 TSI 1.0 (R$ 167.790). A potência é de 150 cv no T-Cross 1.4 e de 128/116 cv (etanol/gasolina) no T-Cross 1.0.

O Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive (R$ 157.990) tem motor 1.5 turbo de 150/147 cv (e/g) combinado com um sistema híbrido leve de 48 volts, cujo pequeno motor elétrico lhe dá 10 cavalos extras de potência, somando 160 cv. Assim, o Tiggo 5X vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos (contra 8s6 do T-Cross 250 e 10s do T-Cross 200), mas perde para ambos em consumo. Compare.

Carro

Etanol
cidade
km/litro

Etanol
estrada
km/litro

Gasolina
cidade
km/litro

Gasolina
estrada
km/litro

T-Cross 250 TSI 8,1 9,8 11,7 14,0
T-Cross 200 TSI 8,1 9,8 11,9 14,1
Tiggo 5X Hybrid 8,1 8,3 11,1 10,9

Na cidade, com etanol, os três empatam. Com gasolina, o T-Cross leve alguma vantagem. A grande diferença está no consumo de estrada. Digamos que a Volkswagen conseguiu um pequeno milagre no teste do PBEV do Inmetro: mesmo com mais potência e melhor desempenho, o T-Cross 1.4 tem consumo idêntico ao do T-Cross 1.0, que é 46 kg mais leve.

O Tiggo 5X pesa 149 kg a mais do que o T-Cross 250 TSI e 195 kg a mais do que o T-Cross 200 TSI. O menor peso é um trunfo do T-Cross. O Tiggo 5X paga em consumo o preço de carregar mais equipamentos, um motor maior e um sistema híbrido leve com bateria de 48V.

Mas o Tiggo 5X também tem vantagens inegáveis. Ele é maior, um pouco mais largo e mais alto do que o T-Cross – é mais confortável e também tem o acabamento mais sofisticado. É mais fácil acomodar três pessoas no banco de trás (lateralmente) no Tiggo 5X do que no T-Cross. A perda de 43 litros no porta-malas não é muito relevante.

O T-Cross é um carro baixo, tem 7 cm a menos do que o Tiggo 5X, porém a Volkswagen elevou bastante sua suspensão e seu vão livre é de 190 mm contra apenas 150 mm do SUV chinês. O modelo da Caoa Chery tem um porte mais imponente e rodas maiores, de 18 polegadas, contra aro 17 do T-Cross. Os pneus são 225/55 R18 contra 205/55 R17.

Mesmo custando R$ 22.700 a menos do que o T-Cross Highline, o Tiggo 5X Hybrid oferece vários equipamentos exclusivos, como: câmera 360 graus, controle automático de descida, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado, apoio de braço central no banco traseiro, retrovisor externo com aquecimento, teto solar panorâmico, banco do motorista com ajuste elétrico, porta-luvas com geladeirinha, partida remota, Auto Hold, alças de segurança no teto e leitor de cartão de memória.

O T-Cross Highline, em compensação, traz itens exclusivos como: indicador de fadiga, vetorização de torque, frenagem automática em manobras, aletas para trocas de marcha manuais, retrovisor interno fotocrômico e HD interno.

Mesmo sendo híbrido leve, o Caoa Chery emite mais CO2 do que o Volkswagen: 121 g/km contra 104/105 g/km. Os dois modelos são fabricados no Brasil. O T-Cross é o SUV mais vendido do país e o Tiggo 5X ocupa o 16º lugar no segmento. O bolso pode ser um fator decisivo.

Com a diferença de preço a favor do Tiggo 5X dá para colocar 3.691 litros de gasolina (a R$ 6,15) ou 5.591 litros de etanol (a R$ 4,06). Portanto, cada consumidor, dependendo do uso que costuma ter com o carro, precisa fazer contas para saber se a vantagem do T-Cross no consumo vale a pena.

Guia do Carro
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