Tiggo 7, Corolla Cross e Song Plus dominam segmentos híbridos
Modelos da Caoa Chery, Toyota e BYD se destacam na preferência das novas tecnologias junto com o elétrico BYD Dolphin
O crescimento das vendas de carros híbridos e elétricos têm feito os estrategistas das montadoras tradicionais se debruçaram sobre as planilhas para entender as preferências dos consumidores brasileiros. Nesse cenário, três carros se destacam entre os híbridos: Tiggo 7, Corolla Cross e Song Plus.
Um dos executivos que se dedicam a esses estudos é Carlos Alexandre Coutinho, especialista do mercado automotivo. Em seu perfil no Linkedin, Coutinho costuma publicar tabelas e gráficos sobre o mercado. Uma delas foi sobre os híbridos e elétricos que dominam o mercado brasileiro.
Entre os híbridos, os campeões do primeiro semestre foram o Caoa Chery Tiggo 7, o Toyota Corolla Cross e o BYD Song Plus. O domínio do Tiggo 7 ocorre no segmento de carros micro-híbridos (MHEV) com 19,8% de participação. O único carro que o ameaça é o Tiggo 5X, da mesma marca, com 18,3%.
Entre os híbridos completos (HEV), o domínio ainda é da Toyota, apesar da forte presença da GWM. Segundo os estudos de Coutinho, o Toyota Corolla Cross terminou o semestre com 41,5% de participação – um banho. O Haval H6 HEV, da GWM, aparece em segundo lugar com 21,4% e o Toyota Corolla sedan vem a seguir com 14%.
Outro grande domínio é o do BYD Song Plus no segmento híbrido plug-in (PHEV). O SUV chinês fechou a primeira metade do ano com 44,7%. Em seguida aparecem duas versões do Haval H6 PHEV, com 13,6% e 10,8%. Para as montadoras, é interessante saber não apenas o modelo, mas também a versão que mais agrada o consumidor.
Finalmente, entre os carros elétricos (BEV), a dupla da BYD, Dolphin e Dolphin Mini, está disparada na liderança. Apesar de a maior novidade ser o Dolphin Mini, o Dolphin (original) ainda é o primeiro colocado com 30,8%. O Dolphin Mini tem 29,1%. O Top 5 desse segmento só tem carros chineses. O Ora 03, da GWM, ocupa a terceira posição com 11,8%.
Ao contrário do que se previa, os carros elétricos lideram com 31.156 vendas no semestre. Em seguida vêm os híbridos plug-in com 22.468 unidades. Isso mostra que os carros plugáveis têm a preferência dos consumidores – e é justamente nesses dois segmentos que não existe nenhum modelo brasileiro. É uma oportunidade para quem se arriscar a produzir localmente.
Os híbridos não plugáveis (HEV) somaram 16.626 e os micro-híbridos (MHEV) têm 8.936 registros. Por ser a tecnologia mais barata, os micro-híbridos devem crescem bastante quando as montadoras tradicionais entrarem no segmento. Por enquanto, Caoa Chery, Kia e Mercedes-Benz têm os carros dominantes.