Toro da Ram pode ter motor 2.2 e faróis redondos, diz site
Inédita picape nacional da Ram, baseada no Fiat Toro, é flagrada com disfarces e aumenta as especulações
A inédita picape Ram nacional, que será produzida em Goiana (PE), pode ter motor 2.2 turbodiesel, em substituição ao atual 2.0 turbodiesel utilizado pela Stellantis. A informação é do site Motor1, que publicou imagens da picape com disfarces.
O motor 2.2 deve ser mais eficiente do que o atual TD 350, em termos de potência e emissões. Não há informações sobre o torque, mas é provável que seja superior aos 350 Nm do 2.0 atual. O motor será apenas um dos diferenciais da inédita picape.
Ainda não se sabe qual será o nome da picape. A principal aposta é de que se chamará Ram 1200, para manter a linguagem dos modelos atuais (Ram 700, Ram 1000, Ram 1500, Ram 2500 e Ram 3500).
Alguns jornalistas acreditam que a Stellantis possa recuperar o nome da picape Dodge Dakota e batizar o inédito modelo de Ram Dakota. Não acreditamos nessa hipótese, pois Dakota é um nome ligado à Dodge e remete a um veículo que durou pouco tempo no Brasil.
As fotos publicadas pelo Motor1 mostram a picape disfarçada com faróis redondos, iguais aos do Jeep Renegade. Mas isso não garante que a picape Ram 1200 tenha faróis redondos quando chegar ao mercado (provavelmente em 2024, com apresentação no final de 2023).
A primeira picape nacional da Ram será posicionada entre o Fiat Toro e o Toyota Hilux. Ela deverá utilizar a suspensão traseira multilink do Fiat Toro, porém com reforços, pois a ideia da Stellantis é oferecer uma picape maior e com capacidade de carga acima de 1.000 kg. A carroceria monobloco também será um diferencial da picape Ram.
Com essas características, o Ram 1200 deve ser maior do que o Ford Maverick e ter um porte próximo dos 3,20 m para roubar clientes das picapes tradicionais, com carroceria sobre chassi, que têm dirigibilidade menos confortáveis do que os modelos com carroceria monobloco (Renault Oroch, Fiat Toro e Ford Maverick).
A chegada de uma picape da Ram não mata o projeto do Peugeot Landtrek, que é uma picape tradicional, de carroceria montada sobre um chassi. Porém, por questão de posicionamento das marcas, a picape Landtrek será vendida pela Fiat e não pela Peugeot.