Toyota Century, o Rolls-Royce japonês, ganha versão SUV
Toyota apresenta versão inédita de seu modelo superluxo, feito para agradar o Imperador do Japão e milionários japoneses
O imperador Naruhito, do Japão, certamente vai gostar das inovações feitas no Toyota Century, o carro que é considerado o Rolls-Royce japonês. A Toyota apresentou nesta quarta, 6, uma inédita versão SUV do modelo. O lançamento ocorrerá ainda em 2023.
O Century estreou em 1967 como o carro premium com motorista da Toyota. Até então, o mercado japonês de automóveis com motorista era dominado por marcas de luxo ocidentais. Visando um avanço, a Toyota decidiu criar um veículo japonês de luxo completamente novo que pudesse se firmar no cenário mundial.
Por mais de cinco décadas, o Century serviu como o carro com motorista preferido do Japão, incorporando um espírito incomparável de omotenashi, ou hospitalidade, que garante que seus passageiros importantes cheguem aos seus destinos com conforto. Tanto que até o imperador do Japão se tornou um dos usuários.
Motor V6 híbrido
O recém-desenvolvido sistema híbrido plug-in V6 de 3,5 litros proporciona uma condução potente, ao mesmo tempo que mantém a condução silenciosa adequada para um Century. O novo sistema híbrido plug-in foi projetado para funcionar como um elétrico para uso diário e como um híbrido para viagens de longa distância
Tamanho e preço
Curiosamente, o Toyota Century SUV é um pouco menor do que o Toyota Century Sedan, mas ainda assim é um automóvel enorme. Mede 5,205 m de comprimento, 1,990 m de largura, 1,805 m de altura e 2,950 m de entre-eixos. O Century Sedan tem 5,335 m de comprimento e 3,090 m de entre-eixos.
Por ser um “Rolls-Royce” (marca de luxo inglesa), o Toyota Century SUV tem um preço bem salgado: 25 milhões de ienes japoneses. Isso equivale a R$ 843 mil. Mas, claro, dependendo da costumização, o valor pode ser bem mais alto.
Design
O exterior é imaculadamente acabado até ao mais ínfimo detalhe pelas mãos de mestres artesãos, como ilustrado pelo emblema da Fênix gravado e pelo acabamento espelhado, um brilho luxuoso resultante do polimento meticuloso das superfícies pintadas.
O conjunto ótico é formado por quatro lâmpadas de recuo para cada um dos faróis, enquanto as lanternas traseiras procuram dar “a impressão de um olhar cheio de dignidade” ao veículo.
Interior
Os bancos traseiros totalmente reclináveis têm funções que permitem aos passageiros de trás relaxar verdadeiramente, incluindo uma função de refresco. O sistema de áudio, segundo a Toyota, é tão primososo que dá “a sensação de uma performance ao vivo”.
As portas traseiras se abrem em um ângulo de 75 graus e o amplo piso da cabine proporciona excelente facilidade de entrada e saída. Além disso, os práticos degraus elétricos retráteis automáticos e as alças de segurança da coluna C também suportam a entrada e saída “natural e elegante” dos passageiros dos bancos traseiros.
O cockpit está equipado com funções e recursos que apoiam motoristas profissionais e aumentam a facilidade de uso. É um espaço que também permite aos proprietários concentrarem-se na condução quando estão ao volante.
Carroceria
A rigidez torcional da carroceria e o conforto de condução foram bastante melhorados. Um vidro laminado transparente com redução de ruído é usado no lado da cabine do separador do espaço de carga para isolar adequadamente a cabine da área de carga e alcançar a privacidade e o silêncio surpreendente associados aos veículos com motorista.
A Toyota não informou se o imperador Naruhito estará os 30 clientes do novo Century SUV, que pretende ser uma opção menor e mais prática ao Century Sedan.