Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Toyota Century, o Rolls-Royce japonês, ganha versão SUV

Toyota apresenta versão inédita de seu modelo superluxo, feito para agradar o Imperador do Japão e milionários japoneses

6 set 2023 - 20h18
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Foto: Toyota / Guia do Carro

O imperador Naruhito, do Japão, certamente vai gostar das inovações feitas no Toyota Century, o carro que é considerado o Rolls-Royce japonês. A Toyota apresentou nesta quarta, 6, uma inédita versão SUV do modelo. O lançamento ocorrerá ainda em 2023.

O Century estreou em 1967 como o carro premium com motorista da Toyota. Até então, o mercado japonês de automóveis com motorista era dominado por marcas de luxo ocidentais. Visando um avanço, a Toyota decidiu criar um veículo japonês de luxo completamente novo que pudesse se firmar no cenário mundial.

Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Foto: Toyota / Guia do Carro

Por mais de cinco décadas, o Century serviu como o carro com motorista preferido do Japão, incorporando um espírito incomparável de omotenashi, ou hospitalidade, que garante que seus passageiros importantes cheguem aos seus destinos com conforto. Tanto que até o imperador do Japão se tornou um dos usuários.

Motor V6 híbrido

O recém-desenvolvido sistema híbrido plug-in V6 de 3,5 litros proporciona uma condução potente, ao mesmo tempo que mantém a condução silenciosa adequada para um Century. O novo sistema híbrido plug-in foi projetado para funcionar como um elétrico para uso diário e como um híbrido para viagens de longa distância

Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Foto: Toyota / Guia do Carro

Tamanho e preço

Curiosamente, o Toyota Century SUV é um pouco menor do que o Toyota Century Sedan, mas ainda assim é um automóvel enorme. Mede 5,205 m de comprimento, 1,990 m de largura, 1,805 m de altura e 2,950 m de entre-eixos. O Century Sedan tem 5,335 m de comprimento e 3,090 m de entre-eixos.

Por ser um “Rolls-Royce” (marca de luxo inglesa), o Toyota Century SUV tem um preço bem salgado: 25 milhões de ienes japoneses. Isso equivale a R$ 843 mil. Mas, claro, dependendo da costumização, o valor pode ser bem mais alto.

Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Foto: Toyota / Guia do Carro

Design

O exterior é imaculadamente acabado até ao mais ínfimo detalhe pelas mãos de mestres artesãos, como ilustrado pelo emblema da Fênix gravado e pelo acabamento espelhado, um brilho luxuoso resultante do polimento meticuloso das superfícies pintadas.

O conjunto ótico é formado por quatro lâmpadas de recuo para cada um dos faróis, enquanto as lanternas traseiras procuram dar “a impressão de um olhar cheio de dignidade” ao veículo. 

Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Foto: Toyota / Guia do Carro

Interior

Os bancos traseiros totalmente reclináveis têm funções que permitem aos passageiros de trás relaxar verdadeiramente, incluindo uma função de refresco. O sistema de áudio, segundo a Toyota, é tão primososo que dá “a sensação de uma performance ao vivo”.

As portas traseiras se abrem em um ângulo de 75 graus e o amplo piso da cabine proporciona excelente facilidade de entrada e saída. Além disso, os práticos degraus elétricos retráteis automáticos e as alças de segurança da coluna C também suportam a entrada e saída “natural e elegante” dos passageiros dos bancos traseiros.

Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Foto: Toyota / Guia do Carro

O cockpit está equipado com funções e recursos que apoiam motoristas profissionais e aumentam a facilidade de uso. É um espaço que também permite aos proprietários concentrarem-se na condução quando estão ao volante.

Carroceria

A rigidez torcional da carroceria e o conforto de condução foram bastante melhorados. Um vidro laminado transparente com redução de ruído é usado no lado da cabine do separador do espaço de carga para isolar adequadamente a cabine da área de carga e alcançar a privacidade e o silêncio surpreendente associados aos veículos com motorista.

Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Toyota Century SUV, o Rolls-Royce japonês
Foto: Toyota / Guia do Carro

A Toyota não informou se o imperador Naruhito estará os 30 clientes do novo Century SUV, que pretende ser uma opção menor e mais prática ao Century Sedan.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade