Toyota comemora 30 anos de seus automóveis no mercado brasileiro
Veículos Toyota Corolla, Hilux, SW4 e Camry completam 30 anos de presença no Brasil; estreia ocorreu no Salão do Automóvel de 1992
A Toyota do Brasil está celebrando 30 anos de presença de seus modelos Corolla, Hilux, SW4 e Camry no mercado brasileiro. Inicialmente importados do Japão, os veículos somam cerca de 2 milhões de unidades comercializadas no País desde que foram apresentados ao público brasileiro, no Salão do Automóvel de 1992.
O Toyota Corolla estreou por aqui em sua 7ª geração, e não demorou a se tornar um sucesso de vendas. Com mais de 1 milhão de unidades comercializadas desde o seu lançamento no mercado brasileiro, o Corolla contribuiu para o crescimento de um segmento até então em franca ascensão na época, o dos sedãs médios.
Importado inicialmente do Japão, o sedã chegou ao País com um motor 4-cilindros 1.8 16V com 115 cv e câmbio manual de cinco marchas na versão LE, além de injeção eletrônica – item não muito comum nos carros nacionais na época – e a possibilidade de ser equipado com uma caixa automática eletrônica com overdrive, e um nível de segurança ainda não conhecido nacionalmente, com airbag e freios com ABS.
Com a incrível marca de 1 milhão de unidades do Corolla produzidos no Brasil, a Toyota lançou, em 2019, a 12ª geração do modelo, que se tornou o primeiro veículo híbrido flex do mundo.
A configuração com motor a combustão foi apresentado nas versões GLi, XEi e Altis, com novo motor 2.0 16V de 177 cv e injeção direta, aliado ao câmbio CVT de 10 marchas.
Já a inédita versão Altis Hybrid, chegou ao mercado com o motor flex 1.8 16V com 101 cv e dois motores elétricos de 72 cv, com potência combinada de 122 cv, tudo isso aliado a transmissão Hybrid Transaxle, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com o motor, sem desperdiçar energia e contribuindo para a economia de combustível.
A versão GR-Sport, lançada por aqui em 2021, é equipada com o motor 2.0 flex, suspensão com molas e amortecedores novos, braços estruturais ligados ao chassi e defletores na parte inferior do carro, além de interior diferenciado.
Para a linha 2023, todas as versões do Corolla passaram a trazer de série o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), que contempla recursos como o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).
Já a picape Hilux desembarcou no Brasil em sua 5ª geração – também trazida do Japão. Importante opção para o consumidor brasileiro, consolidada pela imagem de qualidade, durabilidade e robustez estabelecida anteriormente pelo Bandeirante, a picape chegou com motorização quatro cilindros, diesel, nas opções de cabine simples e dupla.
Em franco crescimento no mercado brasileiro, saindo de 372 unidades vendidas em sua chegada, para 919 veículos comercializados no ano seguinte e um total de 6.152 até 1996, todas importadas do Japão, em 1997 a Hilux passou a ser importada da Argentina, após a instalação da planta de Zárate naquele País, que recentemente completou 25 anos de atividades.
Desde então, as vendas seguiram em forte crescimento, alcançando volumes de 4.148 e 7.283 nos anos de 1997 e 1998 respectivamente. E atendendo as demandas dos consumidores, na linha 2002, a picape passou por um novo facelift e recebeu um novo motor turbodiesel 2.0 de 116 cv, além de contar, pela primeira vez, com um propulsor quatro cilindros 2.7 a gasolina com 142 cv, tornando o veículo ainda mais competitivo em seu segmento.
Em 2019 a Toyota do Brasil apresentou, pela primeira vez, uma versão esportiva da Hilux, a GR-S, limitada a 420 unidades, com novo visual, grade hexagonal e remodelação do para-choque dianteiro, representando o conceito da divisão esportiva Toyota Gazoo Racing.
Com um motor diesel 2.8 de quatro cilindros e 177 cv, a nova versão esportiva também ganhou uma companheira em 2020 com uma nova motorização, agora com propulsor a gasolina, 4.0 V6, com 234 cv.
Com as vendas iniciadas juntamente com a Hilux, a 2ª geração do utilitário SW4 foi o veículo que inaugurou o segmento SUV (Sport Utility Vehicle) no portfólio da Toyota por aqui. Oferecida com tração 4x4, motor 2.8 com 88 cv, em menos de dois meses emplacou 233 unidades.
A partir desta recepção dos consumidores brasileiros, atualizações na motorização e versões equipadas com motor quatro cilindros de 2.4 e 116 cv e o 3.0 V6 com 152 cv a gasolina foram oferecidos nos anos seguintes.
A 5ª geração, que desembarcou no Brasil em 2016, contava com as motorizações diesel 2.8 16V quatro cilindros com 177 cv e a gasolina 4.0 V6 com 238 cv. Nesta geração, o SW4 nas versões SRX vinham com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho – para motorista), também conquistando cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.
Em 2018, foi lançada a versão Diamond, sucesso de vendas por contar com mais itens de requinte, sofisticação e conveniência.
Em 2021, o SW4 foi reestilizado e ganhou aumento de potência nas versões a diesel, com 204 cv, bem como a inclusão de avançados itens de segurança nas versões SRX, como controle de velocidade adaptativo e frenagem automática de emergência, itens do pacote Toyota Safety Sense.
Em 2021, houve ainda o retorno da versão Diamond ao portfólio, ainda mais sofisticada, e a introdução da versão GR-Sport, mais esportiva em todos os aspectos, com ajustes de suspensão. Na linha 2023, o utilitário esportivo recebeu 20 cv na versão GR-Sport, agora com 224 cv.
Ao todo, desde o início das importações, o SW4 já vendeu mais de 190 mil unidades em todo o País, sendo o líder absoluto do segmento de SUVs grandes.
Por fim, o Camry, sedã de luxo da Toyota desembarcou no mercado brasileiro em 1992 para trazer o máximo de elementos relacionados à tecnologia, segurança, conforto, conveniência e o status que o consumidor buscava na época.
Equipado com um motor 3.0 V6 com 188 cv e câmbio automático, a versão XLE contava com especificações e desempenho que nenhum veículo nacional oferecia. Equipamentos como airbag e freios com ABS, conquistou os clientes mais exigentes.
Com a chegada da versão LE, em 1995, com leves atualizações nas lanternas traseiras, e equipado com o motor 2.2 16V com 127 cv, o modelo integrou o portfólio da Toyota se juntando a já conhecida configuração XLE, todas com câmbio automático de quatro marchas.
A atual 8ª geração, que chegou por aqui em 2018, foi desenvolvida sobre a nova plataforma modular da Toyota, a TNGA (Toyota New Global Architecture). Ela trouxe um motor ainda mais potente, com 310 cavalos, e uma nova transmissão automática sequencial de oito marchas.
Seguindo suas premissas rumo à neutralidade de carbono, a Toyota apresentou em 2022 a versão híbrida do luxuoso sedã, equipado com um propulsor quatro cilindros 2.5 com 178 cv, e três motores elétricos, de 120 cv, que oferecem potência combinada de 211 cv. O modelo se juntou aos outros veículos eletrificados da Toyota, como Corolla e Corolla Cross híbridos flex, e o RAV4 híbrido.