Toyota Corolla 2024 Hybrid: melhor com etanol, mas falta potência
Avaliamos durante uma semana, na cidade e na estrada, com etanol e com gasolina, o Toyota Corolla Hybrid Altis Premium 2024
O Toyota Corolla é um sedã médio que apresenta um visual ligeiramente alterado, e um sistema híbrido de 123 cv, modernizado com multimídia e tela TFT, saídas de ar-condicionado e USB-C, além de alertas de segurança.
O Toyota Corolla é “o último dos moicanos” no segmento de sedãs médios. Claro que ainda há bons sedãs na categoria C, mas nenhum com produção suficiente para ameaçar seu reinado, como fez o Honda Civic durante anos.
Não parece, mas a Toyota fez modificações no Corolla 2024. Visualmente, uma ligeira modificação na parte frontal, só para não passar em branco. A única mudança técnica interessante foi na medida dos pneus, que ficaram mais estreitos com rodas aro 17.
Foi no Toyota Corolla 2024 mais caro, o híbrido, de quase R$ 200 mil, que rodamos nas estradas e cidades paulistas. Os pneus 225/45 foram substituídos por pneus 215/50, portanto com 1 cm a menos de largura e com um pouco mais de perfil.
Isso deixou o carro ligeiramente mais confortável ao rodar e um pouco mais econômico. O ganho com gasolina não foi muito grande: ele agora faz 18,5 km/l na cidade (+0,6 km/l) e 15,7 km/l na estrada (+0,3 km/l). Atenção porque o tanque do Corolla Hybrid é pequeno (apenas 43 litros) e isso pode levar a enganos sobre o alcance.
O Toyota Corolla Hybrid com novos pneus melhorou bastante com etanol. Ele agora faz 12,8 km/l na cidade (+1,0 km/l) e 11,1 km/l na estrada (+1,4 km/l). Sem dúvida, para quem usa o Corolla Hybrid com o propósito de ajudar na descarbonização da atmosfera, o etanol é a melhor opção.
Mas, seja com etanol ou com gasolina, é notório que, quatro anos após seu lançamento, o Corolla Hybrid merecia um upgrade de potência. São apenas 123 cv de potência combinada com três motores (1.8 aspirado + dois elétricos). Para quem busca um desempenho mais forte, o câmbio sem trocas de marcha é desestimulante.
Mesmo com a falta de potência do sistema híbrido, o Toyota Corolla é um ótimo sedã. Para além do comportamento direcional impecável e do espaço interno proveniente de 2,700 m de entre-eixos, o Corolla 2024 ficou mais tecnológico.
O novo quadro de instrumentos TFT com tela digital de 12,3” está disponível desde a versão XEi. Todas as versões agora têm multimídia com tela de 9” e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
O sedã japonês também ganhou saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e duas saídas USB-C desde a versão GLi. Além disso, o Corolla 2024 GR-Sport, Altis Premium e Altis Premium HEV passam a contar com alerta de ponto cego (que piscou bastante na estrada) e alerta de tráfego traseiro cruzado.
O Toyota Corolla Cross 2024 Hybrid está disponível em duas versões, que são caras, mas bem confiáveis: Altis por R$ 187.790 e Altis Premium por R$ 198.890. Só fica faltando mesmo um pouco de potência extra para o sistema. O Corolla já obteve 38,9 mil vendas este ano (até novembro).