Toyota Corolla Cross bate Jeep Compass em comparativo de 7 itens
Comparamos o novo Toyota Corolla Cross contra o Jeep Compass em 7 quesitos para saber qual dos SUVs médios vale mais a pena em 2024
O novo Toyota Corolla Cross chegou ao mercado em abril com novidades para esquentar de vez a briga com o Jeep Compass. Com preços entre R$ 164.990 e R$ 210.990, como será que ele encara o atual líder de vendas no segmento de SUVs médios, que também ganhou mudanças na linha 2025?
Para descobrir essa resposta, selecionamos sete itens essenciais para um embate entre o novo Toyota Corolla Cross XRE e o Jeep Compass Sport, que são as versões de entrada dos respectivos SUVs que mais se aproximam em preço. Em relação aos dados de consumo, utilizamos a tabela do Inmetro.
As notas são dadas de 0 a 3 e os dois veículos dividem este valor, de acordo com os critérios do Guia do Carro. Portanto, cada carro pode somar no máximo 21 pontos no total dos 7 itens do comparativo. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 7 quesitos mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise com outros itens, o resultado pode mudar – ou não.
Potência
Sob o capô, o Jeep Compass Sport é equipado com o motor 1.3 turbo flex de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 270 Nm. O câmbio é um automático de 6 marchas e a tração é dianteira. Já o Toyota Corolla Cross XRE traz um motor 2.0 flex aspirado de 169/175 cv (g/e) e 204 Nm. Também com tração apenas nas rodas dianteiras, ele traz um câmbio automático do tipo CVT. Por oferecer mais potência e torque, o Compass vence neste quesito.
Desempenho
De acordo com os números divulgados pela Toyota, o Corolla Cross XRE acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e chega aos 195 km/h de velocidade máxima. Do outro lado, a Jeep divulga que o Compass Sport vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. A velocidade máxima também é maior: 207 km/h. Novamente, a vitória é do Jeep Compass.
Consumo
De acordo com o Inmetro, o Jeep Compass Sport faz 7,4 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, os números são de 10,5 km/l e 12,1 km/l, respectivamente. A média geral é de 9,7 km/l. Já o Toyota Corolla Cross XRE faz 8,2 km/l e 9,0 km/l com etanol na cidade e estrada respectivamente. Com gasolina, os números sobem para 11,7 km/l e 13,0 km/l. Média geral de 10,5 km/l. Vitória para o Corolla Cross.
Multimídia
O Jeep Compass é equipado com uma central multimídia de 8,4" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Ele também traz as funções Bluetooth com comandos de voz e de áudio através do volante, além de entradas USB dos tipos A e C. Já o Toyota Corolla Cross conta com uma multimídia de 9" com os mesmos recursos e ainda traz carregador de celular por indução e painel digital de 12,3", dois itens ausentes do Compass Sport. Ponto para o Corolla Cross neste item.
Segurança
Com relação aos equipamentos de segurança, o Compass Sport oferece de série seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS, controles de estabilidade e de tração, além de controle eletrônico anticapotamento. Já o Corolla Cross conta com os mesmos itens (com exceção do controle anticapotamento), mas acrescenta airbag de joelho para o motorista, frenagem autônoma de emergência, alertas de colisão e assistente de permanência em faixa. Por oferecer mais itens, o Corolla Cross vence neste quesito.
Porta-malas
O Toyota Corolla Cross conta com um porta-malas de 440 litros de capacidade. Já o Jeep Compass oficialmente tem um bagageiro com 476 litros de espaço. No entanto, o padrão de aferição da Jeep é diferente do utilizado pela Toyota, e considera o tamanho volumétrico total do porta-malas, como se todo o espaço fosse preenchido por líquidos. Ao utilizar o mesmo padrão da Toyota, o VDA, o porta-malas do Compass tem 410 litros. Vantagem do Corolla Cross neste quesito, por oferecer mais espaço para as bagagens.
Preço
No caso do Jeep Compass, a versão Sport parte de R$ 179.990. Como opcionais, há o pacote Pack High Tech (R$ 15.000), bancos em couro claro (R$ 3.500) e teto solar panorâmico (R$ 10.000), além das opções de pintura metálica ou perolizada (R$ 2.200). Já o Toyota Corolla Cross XRE parte de R$ 178.590, e possui apenas como custo extra as opções de pintura metálica (R$ 2.020) ou perolizada (R$ 2.330). Vitória do Corolla Cross por custar menos.
ITEM | Jeep Compass Sport |
Toyota Corolla Cross XRE |
Potência | 2 | 1 |
Desempenho | 2 | 1 |
Consumo | 1 | 2 |
Multimídia | 2 | 2 |
Segurança | 1 | 2 |
Porta-malas | 1 | 2 |
Preço | 1 | 2 |
Total de pontos | 9 | 12 |
Conclusão
O resultado do comparativo é uma vitória do Toyota Corolla Cross por uma vantagem de 3 pontos, principalmente pelo custo-benefício da versão XRE em relação ao Compass Sport. É o que pode ser constatado pelas vitórias em quesitos como segurança, multimídia e sobretudo o preço, uma vez que o Corolla Cross oferece mais custando menos do que o Compass, que pode ficar ainda mais caro quando equipado com os opcionais oferecidos pela Jeep.
No entanto, ambos são dois SUVs bem equilibrados e próximos em quase todos os quesitos, o que indica que o resultado deste comparativo poderia ser diferente caso fossem escolhidas outras versões. Caso você queira mais desempenho e potência, talvez seja mais vantajoso optar pelo Jeep Compass Sport. Caso esteja mais preocupado com o bolso, vá de Toyota Corolla Cross XRE.