Toyota Corolla reinou sozinho em 2022; Honda Civic fugiu da raia
RETROSPECTIVA: Ano foi marcado pelo fim da produção nacional do Honda Civic e do Caoa Chery Arrizo 6, que retornou como híbrido importado
Faz anos que o Toyota Corolla é campeão absoluto de vendas de sedãs médios no Brasil. Mas nunca sua vantagem foi tão expressiva como em 2022. Foi um verdadeiro banho de vendas com 40.900 emplacamentos até 20 de dezembro. Motivo? O Honda Civic fugiu da raia.
A Honda desistiu de competir com o Toyota Corolla e deixou de fabricar o Civic no Brasil. Assim, das 1.994 vendas do Honda Civic este ano, nada menos de 1.133 foram registradas em janeiro. Outras 477 unidades foram emplacadas em fevereiro e 250 em março. Depois disso, só as sobras daquele que já foi o melhor carro produzido no Brasil.
Mesmo assim, o Honda Civic ainda ficou em 3º lugar na categoria C-Sedan, pois o carro que mais tinha potencial para subir de vendas também “deu um tempo” para se reinventar, como sedã híbrido leve importado: Caoa Chery Arrizo 6.
A diferença entre eles é que o Arrizo 6 continuou em linha e não vai mudar de categoria. Tudo indica que o novo Honda Civic, que será híbrido, poderá ser posicionado para brigar com o BMW 320i, num patamar mais elevado de sofisticação, e não mais com o Toyota Corolla. Deve seguir os passos do Volkswagen Jetta GLI, que é caro para os padrões brasileiros.
O vice-campeão de vendas entre os sedãs médios foi o Chevrolet Cruze, que tem 8.449 emplacamentos, segundo a Fenabrave. Para dar uma ideia do banho que foi a participação do Toyota Corolla em 2022, basta dizer que o vice-campeão obteve apenas 20% do volume de vendas do campeão.
SEDÃS MÉDIOS MAIS VENDIDOS
1º Toyota Corolla - 40.900
2º Chevrolet Cruze - 8.449
3º Honda Civic - 1.994
O Toyota Corolla teve quatro meses deste ano com vendas acima de 4 mil unidades: março (4.190), maio (4.169) e julho (4.033). Seu pior mês foi janeiro (2.142 vendas).