Toyota diz que fraude em motores não afeta Hilux vendida no Brasil
Toyota do Brasil divulga nota sobre possíveis irregularidades na certificação de motores a diesel da Toyota Industries Corporation
Conforme o Guia do Carro noticiou ontem, a Toyota do Brasil confirmou que os veículos fabricados na Argentina e vendidos no Brasil não são citados na nota emitida pela Toyota Motor Corporation no Japão, a respeito de fraude na certificação de motores a diesel fabricados pela Toyota Industries Corporation (TICO).
Portanto, o Toyota Hilux e o Toyota SW4 vendidos no Brasil, que usam motores a diesel e são fabricados na Argentina, não foram afetados pelas irregularidades. Leia abaixo a íntegra da nota emitida pela Toyota do Brasil na manhã desta terça-feira, 30.
"A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota. Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo comercializado no Brasil.
Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo.
Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos.
Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado."
Vale dizer também que em nenhum momento a Toyota do Japão diz na nota que as vendas foram suspensas, mas sim que os envios de carros foram suspensos, o que interpretamos como exportações a partir da fábrica de motores da TICO. Veja abaixo a lista das fábricas e países afetados.