Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Toyota é a maior montadora do mundo pelo 3º ano seguido

Grupo Toyota vendeu mais de 10 milhões de veículos em 2022 e segue como a maior montadora do planeta; grupo Volkswagen vem em seguida

30 jan 2023 - 15h17
(atualizado às 18h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota é a maior montadora do mundo pelo 3º ano seguido.
Toyota é a maior montadora do mundo pelo 3º ano seguido.
Foto: Toyota / Divulgação

O grupo Toyota (Toyota Motor Corporation) divulgou seu balanço anual referente a 2022 nesta segunda-feira, 30, no Japão. De acordo com o comunicado, a empresa comercializou aproximadamente 10,5 milhões de veículos no ano passado, e, com isso, assegurou a primeira colocação no ranking de venda das montadoras ao redor do mundo pelo terceiro ano consecutivo.

É importante acrescentar ainda que o número contabilizado pelo japoneses também inclui as vendas das marcas Hino (caminhões) e Daihatsu (carros compactos e subcompactos).

O conglomerado japonês informou ainda que suas vendas globais registraram recorde, com 8,6 milhões de unidades, o que ajudou a compensar a queda de 9,6% no mercado japonês. No total, as vendas do grupo Toyota contabilizaram pequena retração de 0,1% na comparação com o resultado de 2021.

Considerando apenas o resultado da marca Toyota, porém, as vendas caíram 0,5%, com cerca de 9,5 milhões de veículos licenciados em todo o mundo em 2022. Trata-se do primeiro declínio registrado pela empresa em dois anos.

Embora algumas restrições de fornecimento relacionadas a semicondutores (chips) sigam preocupando a Toyota, a montadora afirmou que a forte demanda no mercado asiático e um aumento na capacidade de produção e otimização em suas plantas na Ásia e na América do Norte ajudaram a aumentar a produção global em 5% em 2022.

Já o segundo colocado, o grupo Volkswagen, registrou no início deste mês suas vendas mais baixas em mais de uma década, com 8,3 milhões de veículos, enquanto os bloqueios provocados pela pandemia de covid-19 na China e a guerra na Ucrânia prejudicaram as cadeias de suprimentos.

Em novembro, a Toyota havia revisado sua previsão de produção para o atual ano financeiro (que vai até o final de março), reduzindo a projeção de 9,7 milhões para 9,2 milhões de veículos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade