Toyota e Volkswagen são as montadoras mais endividadas do mundo: até US$ 255 bi
Saiba qual é a situação de endividamento, ganhos e dinheiro em caixa das principais empresas do mundo automotivo após o fim de 2024
A Toyota e a Volkswagen são as montadoras mais endividadas do mundo e o valor das dívidas passam longe de US$ 200 bilhões. Porém, as duas empresas têm situações bem distintas, devido à diferente capacidade que cada uma tem de gerar lucros.
Segundo o site Companies Market Cap, a Toyota lidera o ranking de endividamento do mundo automotivo com uma dívida total de US$ 255,71 bilhões (dados de 30 de setembro de 2024). A Volkswagen aparece em segundo lugar com US$ 219,94 bilhões de endividamento.
Somente mais quatro montadoras têm dívidas superiores a US$ 100 bilhões. São elas, pela ordem: Ford (US$ 159,02 bilhões), GM (US$ 127,85 bilhões), Mercedes (US$ 101,77 bilhões) e Hyundai (US$ 100,56 bilhões).
A Stellantis – líder de mercado no Brasil – deve um total de US$ 32,57 bilhões e aparece em 11º lugar no ranking. Já a BYD – chinesa que se destaca no Brasil e no mundo com carros elétricos e híbridos – tem um endividamento de “apenas” US$ 7,04 bilhões, em 21º lugar.
Toyota e Volkswagen também são as empresas automotivas que têm mais “cash on hand” (dinheiro em caixa). Segundo o Companies Market Cap, a Toyota dispõe de US$ 98,47 bilhões (38,5% da dívida) e a Volkswagen tem US$ 88,23 bilhões disponíveis (40,1% da dívida).
Entretanto, a Toyota relatou ganhos de US$ 41,81 bilhões nos últimos quatro trimestres, enquanto os ganhos da Volkswagen são menos da metade: US$ 19,64 bilhões. As duas empresas são as que têm os maiores ganhos, seguidas da Mercedes com US$ 17,49 bilhões.
A Stellantis tem uma situação de caixa bastante favorável, pois é a terceira montadora com mais dinheiro disponível (US$ 53,51 bilhões) e o valor supera em US$ 21 bilhões a sua dívida. Mesmo assim, o CEO Carlos Tavares perdeu seu lugar na empresa, por contrariar interesses das marcas estadunidenses (Ram, Jeep, Chrysler e Dodge).