Toyota estuda fazer picape compacta anti-Toro e anti-Maverick
Inédita picape monobloco da Toyota seria baseada no RAV4 para competir com Fiat Toro, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz
A Toyota está planejando retornar ao mercado de picapes compactas e isso pode ocorrer com um modelo monobloco baseado no RAV4. Atenta ao sucesso da Fiat Toro no Brasil e da Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz nos Estados Unidos, a Toyota confirmou publicamente ao site Automotive News que está estudando o potencial deste mercado.
A notícia de uma picape compacta da Toyota, que lidera o mercado brasileiro com a Hilux (carroceria sobre chassi) ganhou proporção na mídia internacional depois que Jack Hollis, vice-presidente sênior de operações automotivas da Toyota North America, disse ao Automotive News que “há espaço” para um modelo abaixo da Tacoma e da Hilux. “A questão é: como iremos preencher?”
A notícia ganhou destaque também no site Motor1, especializado na indústria automobilística. O executivo da Toyota disse que a montadora japonesa começa a analisar qual é o tamanho do segmento, que atualmente é ocupado com maior intensidade pela Fiat no Brasil (modelo Toro) e pela Ford nos Estados Unidos (Maverick). Outros modelos de picapes começam a crescer, como a Hyundai Santa Cruz (EUA) e a Renault Oroch (Brasil).
A GM já confirmou que a nova geração da Chevrolet Montana vai se posicionar no segmento que atualmente tem a Fiat Toro e a Renault Oroch. Dentro dos estudos da Toyota existem conceitos de picapes. Um deles é o A-BAT, que trata de uma picape modular com a mesma proposta da Volkswagen Tarok, inclusive com abertura da parte traseira da cabine para ampliar a área de carga da caçamba.
Segundo os especialistas do mercado, a possível picape compacta monobloco da Toyota usaria a plataforma TNGA, a mesma que dá base para os modelos RAV4, Corolla e Corolla Cross. Assim como a Ford Maverick, a futura picape monobloco da Toyota teria versões híbridas.
Entretanto, especulações sobre prazo de lançamento devem ser desconsideradas neste momento, pois a Toyota costuma passar anos analisando um segmento antes de entrar nele. A questão aqui é saber quando a Toyota começou a estudar o mercado de picapes monobloco, embora a notícia tenha vindo à tona por causa do sucesso da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz.