Toyota GR Corolla é esportivo de verdade, com mais de 300 cv
Toyota GR Corolla tem motor 1.6 turbo de 304 cv e tração integral; disponível em duas versões, vai custar a partir de R$ 417 mil
Boa notícia para os aficionados por esportivos: a Toyota confirmou na segunda-feira, 3, que o GR Corolla terá suas primeiras unidades chegando às lojas brasileiras ainda na primeira semana de julho.
Vale lembrar que o GR Corolla é um esportivo “de verdade”, pois foi desenvolvido nas pistas pela Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva da montadora, e que usa a versão hatch do conhecido modelo da marca (que nunca foi vendido oficialmente por aqui).
Segundo o comunicado da empresa, o GR Corolla foi totalmente concebido a partir da experiência adquirida nas corridas, quando o modelo Corolla hatchback iniciou sua participação no torneio Super Taikyu Series, no Japão, equipado com motor a hidrogênio. O próprio Akio Toyoda, presidente do conglomerado nipônico, participou do desenvolvimento do veículo.
O GR Corolla possui motor 1.6 a gasolina de três cilindros com turbo e intercooler (também encontrado no GR Yaris), com 304 cv, acoplado ao câmbio manual de seis marchas e tração integral GR-Four.
Visualmente, o GR Corolla se destaca pelos para-lamas mais largos, assim como a grade frontal com maiores dimensões que contribui com o arrefecimento e com a admissão de ar.
Atrás, a saída tripla de escapamento não é só importante para melhorar o funcionamento do motor, como proporciona visual ainda mais ousado ao carro. Um silenciador com válvula reduz a pressão de escape e o ruído.
Já o interior do GR Corolla é focado no condutor. A alavanca de câmbio tem curso curto e é posicionada para permitir mudanças rápidas de marcha. O freio de estacionamento manual proporciona melhor controle do veículo e o modelo não traz apoio central de braço para o motorista, justamente para viabilizar mais espaço em casos de manobras mais radicais.
O quadro de instrumentos foi desenvolvido para os modelos GR, e melhora a visibilidade do condutor durante a direção esportiva e contém informações sobre pressão de turbo, indicador de posição de marcha e tacômetro. A central multimídia tem tela de 7” e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.
O GR Corolla vai estar disponível em duas versões, Circuit e Core, com a segunda sendo direcionada aos clientes que pretendem explorar o potencial esportivo do modelo à fundo – tanto que deve responder por 20% das vendas do modelo.
A versão Core possui ainda o pacote High Grade que inclui: Calipers dos freios customizados na cor vermelha e logo GR, saídas de ar para refrigeração no capô, rodas forjadas da marca BBS, bancos customizados, consoles com acabamento preto brilhante, pacote de programas de assistência ao condutor Toyota Safety Sense gen3, diferencial Torsen com deslizamento limitado (LSD) e estepe temporário.
Já na versão Circuit, o principal diferencial é o teto de plástico reforçado com fibra de carbono. Além disso, são acrescentados head-up display, alerta de ponto cego e carregador de celular por indução.
A princípio a Toyota trará 99 unidades que terão uma placa exclusiva de identificação numérica Gazoo Racing. Complementando os itens, a marca disponibiliza uma capa para o GR Corolla, também numerada, e porta documentos exclusivos.
Os veículos serão comercializados nas quatro concessionárias GR Garage, localizadas em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. As manutenções poderão ser feitas nas mais de 300 concessionárias Toyota espalhadas pelo País.
O GR Corolla Core tem preço sugerido de R$ 416.990 (Core) e de R$ 461.990 na configuração Circuit.