Toyota GR Hilux DKR vence 1ª etapa do Rally dos Sertões
Percurso com início e término em Petrolina foi técnico, exigente e desgastante para pilotos e navegadores. Furos de pneu marcaram a etapa
O Rally dos Sertões, maior das Américas, teve a especial da primeira etapa, disputada em laço, com largada e chegada em Petrolina. Deu bastante trabalho aos competidores, sob o sol forte do sertão nordestino. A vegetação típica da região, com cactos e arbustos, foi o cenário para um dia de poeira, pedras e diferentes tipos de piso que revelou quem começa na frente na luta pela vitória geral.
Nos carros, Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota GR Hilux DKR T1+/ MEM Overdrive) começaram o rally como terminaram o do ano passado: como os mais rápidos. Se existe sorte de campeões, eles mostraram a sua: o pneu furado foi trocado numa zona de radar, sem prejuízo de tempo. Os dois paralamas dianteiros destruídos mostraram como não foi fácil acelerar nos trechos mais estreitos, entre galhos e pedras.
Os pneus, aliás, foram a dor de cabeça das duplas com os Prodrive Hunter T1+. Marcos Baumgart e Kleber Cincea tiveram três furados, e precisaram contar com um 'empréstimo' de Cristian Baumgart e Beco Andreotti (que também sofreram com um furo). Em sua primeira experiência com a Toyota GR Hilux T1+, Sylvio de Barros fechou a etapa como segundo mais rápido.
Borracha pelo caminho também nos UTVs. O balanço dos atuais campeões Rodrigo Varela e Matheus Mazzei foi de dois furos, que fizeram a dupla perder tempo. Furo também para Jean Azevedo e Idali Bosse (Polaris RZR Pro R / T+A Rally Team). Fábio Pirondi e Marcelo Ritter (Can-Am Maverick X3 / Cotton Racing) conseguiram escapar das pedras para abrir a disputa como primeiros líderes.
Numa modalidade com 90 duplas inscritas, as diferenças foram maiores que as de costume. Mais jovem campeão da Stock Car e dono de uma carreira internacional de sucesso no asfalto, Felipe Fraga (Can-Am Maverick X3 / FF Motorsport) mostrou que é do ramo na terra, com o nono tempo.
Lucas Moraes (vencedor etapa Carro)
"Foi a especial de primeiro dia mais dura e técnica que eu fiz no Sertões, muita pedra, estreito, de repente areia, chão duro, mas fizemos uma prova limpa. Furamos um pneu, mas conseguimos trocar em uma zona de radar e não perdemos tempo. A primeira etapa já ficou para trás".
Fábio Pirondi (vencedor etapa UTV)
"Sabíamos que estávamos andando forte, mas ficamos até surpresos com a diferença. Eu prefiro largar mais atrás e vir buscando; fazer ultrapassagens, isso motiva a gente. Foi um resultado sensacional. A especial foi bastante pesada para nós e para o carro, e tivemos a sorte de não furar nenhum pneu. Aliás, chegamos com um deles murcho, mas ainda assim deu tudo certo".
Primeira etapa: Petrolina / Petrolina (laço)
Deslocamento inicial: 185km / Especial: 304km / Deslocamento final: 114km
Classificação (etapa e geral)
CARRO
1) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio, Toyota GR Hilux DKR, (1)T1+, 4h10min51
2) Sylvio de Barros / Ramon Sacilotti, Toyota GR Hilux DKR, (2)T1+, 4h18min29
3) Cristian Baumgart / Beco Andreotti, Prodrive Hunter, (3)T1+, 4h19min54
4) Mauro Guedes / Eduardo Bampi, Toyota GR Hilux DKR, (4)T1+, 4h25min08
5) Marcos Baumgart / Kleber Cincea, Prodrive Hunter, (5)T1+, 4h26min46
QUADRICICLO
1) Wescley Dutra, Yamaha Raptor 700, (1)QDA, 5h52min06