Toyota Hilux ganha versão híbrida na Europa que promete reduzir consumo
Linha 2025 da picape Toyota Hilux passa a oferecer conjunto híbrido-leve de 48V e ganha sistema de tração 4x4 inteligente do Land Cruiser
O Toyota Hilux acaba de ganhar novidades na Europa. Além da estreia da versão com visual esportivo GR-Sport, a linha 2025 da picape da marca japonesa passa a oferecer a nova versão micro-híbrida de 48V, que já estava disponível em alguns mercados da Ásia. Além disso, a picape também ganhou o sistema Multi-Terrain Select (MTS), que está presente no Toyota Land Cruiser, que otimiza o sistema para o uso fora-de-estrada.
O destaque fica para o sistema micro-híbrido de 48V no motor 2.8 turbo diesel de 204 cv e 500 Nm. O motor a combustão é auxiliado por um gerador de partida de 48V, que oferece 16 cv e 65 Nm extras para melhorar a aceleração e a eficiência energética. Ele substitui o alternador e o motor de arranque.
A energia necessária para o gerador é armazenada por uma bateria de lítio de 4,3 Ah. O objetivo é reduzir o consumo de combustível em até 10% e manter o funcionamento de alguns recursos do carro ao desligar o motor a combustão ou em situações específicas. Os preços do novo Toyota Hilux híbrido partem de 54.335 euros (cerca de R$ 337 mil em conversão direta).
Não há mudanças na capacidade de carga e reboque da Hilux, que também manteve o atual câmbio automático de 6 marchas, sempre com tração 4x4 com as funções 4x2 e 4x4 reduzida. Outro destaque é o sistema Multi-Terrain Select (MTS), que otimiza parâmetros de suspensão, direção e freios conforme os diferentes terrenos.
O novo Toyota Hilux híbrido deve chegar na Argentina – onde é produzido – e no Brasil apenas no próximo ano, já com a nova geração da picape. De acordo com a revista Autoesporte, a nova Hilux deve manter a atual plataforma e a motorização, mas terá mudanças profundas no visual por dentro e por fora. O lançamento deve ocorrer em meados de 2026 na América do Sul e na Ásia.