Toyota Hilux vai ganhar inédita versão elétrica em 2025
Confirmada pelo presidente da Toyota na Tailândia, inédita versão elétrica da Hilux pode trazer motor elétrico de 200 cv e visual diferente
O futuro do Toyota Hilux será eletrizante em breve. Líder de vendas entre as picapes médias no Brasil, a Hilux vai ganhar finalmente uma versão elétrica a partir de 2025 na Tailândia. A informação foi confirmada pelo presidente da marca no país asiático, Noriaki Yamashita, em entrevista à agência de notícias Reuters.
Sem revelar muitos detalhes, o executivo afirmou que a inédita versão elétrica do Toyota Hilux deve ficar pronta já no próximo ano. Antes disso, no entanto, a marca japonesa vai entregar 12 unidades da picape elétrica já a partir do próximo mês para a cidade turística de Pattaya (Tailândia), para testes como transporte público.
Vale lembrar que a Tailândia é um dos maiores mercados mundiais de picapes, e concentra a produção de modelos como Toyota Hilux, Isuzu D-Max, Ford Ranger (a versão Raptor vendida no Brasil é feita por lá) e Mitsubishi L200, entre outros modelos. Com isso, é bem provável que a nova Hilux elétrica seja produzida no país asiático.
No entanto, ainda não deve ser desta vez que o Toyota Hilux ganhará uma nova geração. Inicialmente prevista para 2024, a nova picape foi adiada ao menos para 2025 ou 2026, e também terá versões híbridas e elétricas. Com isso, é quase certo que a nova Hilux elétrica deve ser baseada na geração atual da picape, que foi lançada globalmente em 2015.
Portanto, a nova Hilux elétrica deve trazer muitos elementos do conceito Hilux Revo BEV apresentado em 2022. Dentre as mudanças, a versão conceitual trazia grade dianteira com design aerodinâmico e na cor da carroceria, além de uma bateria com capacidade para até 230 km de alcance.
A versão de produção deve trazer melhorias na autonomia e também na motorização, que não teve informações técnicas divulgadas na época da revelação do conceito. Atualmente, especula-se que a Hilux elétrica poderia trazer o motor do SUV Toyota BZ4x, que oferece 200 cv de potência.
O novo Toyota Hilux elétrico deve chegar ao mercado tailandês em meados de 2025. Enquanto isso, a versão elétrica da picape ainda não tem previsão de chegar ao Brasil. Por outro lado, a Hilux vendida na América Latina deve ganhar em breve o sistema híbrido-leve que já é oferecido em alguns países da Ásia e da Europa.
Fonte: Reuters