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Toyota já vendeu 100 mil híbridos no mercado brasileiro

Pioneira em carros híbridos no Brasil, Toyota fechou o primeiro semestre do ano na liderança do segmento - com mais de 11 mil emplacamentos

30 jul 2024 - 16h33
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Depois de atingir a marca de 100 mil carros híbridos vendidos no Brasil em maio deste ano, a Toyota fechou o primeiro semestre de 2024 na liderança da categoria. De janeiro a junho, a montadora emplacou 11.014 veículos eletrificados no país, o que corresponde a 23% do segmento.

Não falamos só de Corolla ou Corolla Cross nesse total. Apesar das vendas mais tímidas, o RAV4 também contribui para o bom resultado, com 1.190 emplacamentos - assim como os modelos da Lexus, braço de luxo da Toyota, que foi a pioneira no mercado brasileiro ao ter uma gama totalmente híbrida, em 2018.

De acordo com a fabricante, foram evitadas as emissões de cerca de 84 mil toneladas de CO2 na atmosfera por conta de sua tecnologia híbrida flex. A meta agora é aumentar sua participação de mercado com a chegada do Yaris Cross, que deve estrear em 2025.

Como será o Toyota Yaris Cross?

O Yaris Cross será produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba, beneficiada por investimento de R$ 1,7 bilhão. O motor será o 1.5 aspirado flex de quatro cilindros e 16 válvulas, que já equipa os Yaris hatch e sedã, embora recalibrado e ajustado para ter auxílio de um sistema de baterias nas versões mais caras.

O conjunto também terá melhorias de eficiência e possibilidade de adoção do sistema start-stop. O câmbio será do tipo transeixo, como nos irmãos Corolla e Corolla Cross híbridos. A capacidade das baterias de íons de lítio será de 0,7 kWh.

Ainda não foi divulgada a ficha técnica, mas na versão híbrida fala-se em potência de 91 cv e torque de 12,3 kgfm - em conjunto com o motor elétrico de tração (80 cv e 14,4 kgfm), a potência combinada deve chegar a 111 cv.

Já a versão flex (que virá nas configurações mais baratas), o SUV deve ter o 1.5  de 106 cv e 14,3 kgfm. Os dados são com gasolina, combustível usado no mercado asiático. No Brasil, portanto, deverá ter mais potência por conta do uso de etanol. Por lá, o câmbio é CVT.

Visualmente, o Yaris Cross terá grade trapezoidal, faróis afilados e luzes de neblina em formato vertical.  Posicionado abaixo do Corolla Cross, o terceiro híbrido flex da Toyota usará a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA.

Quando se fala em dimensões, espera-se que o SUV tenha 4,31 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,77 m de largura. O porta-malas levará 471 litros. Medidas bem próximas às de um Hyundai Creta.

Foto: Monitor do Mercado
Estadão
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