Toyota: mais de 100 mil carros híbridos vendidos no Brasil
Somadas as marcas Toyota e Lexus, já são mais de 100 mil unidades eletrificadas comercializadas em nosso país
Toyota já tem mais de 100 mil carros híbridos vendidos no Brasil, considerando a soma de vendas das marcas Toyota e Lexus, e pretende avançar com o lançamento de mais modelos sustentáveis a partir de 2025.
A Toyota do Brasil chegou a mais de 100 mil carros híbridos vendidos em nosso país, considerando a soma de vendas de modelos de Toyota e Lexus.
"Esse número representa, além do reconhecimento, a visão estratégica e o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, com soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade", explica Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe.
Hoje, a cada três automóveis eletrificados em circulação no país, um é Toyota ou Lexus. No último ano, mais de 21 mil unidades híbridas foram vendidas, sendo que praticamente 20 mil foram de Corolla e Corolla Cross, os dois modelos feitos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, no interior de São Paulo (SP).
Avanço da mobilidade eletrificada
Esses números refletem o avanço da Toyota em termos de mobilidade sustentável pela tecnologia híbrida flex desenvolvida no Brasil, que combina a alta eficiência do motor elétrico com as baixas emissões de CO² do motor flex abastecido com etanol.
Segundo a fabricante, é uma tecnologia prática, acessível, sustentável e em linha com a vocação do uso de biocombustível do Brasil.
"Nossa estratégia prevê que todo novo modelo feito no Brasil conte com uma versão híbrida flex para o mercado doméstico", reforça Rafael Chang.
O marco de 100 mil híbridos vendidos coloca a Toyota na liderança de vendas de eletrificados no país de modo geral. Com a introdução dos primeiros híbridos no Brasil - falamos da chegada do Prius, em 2013 -, e a entrada do Corolla híbrido flex (e, posteriormente, do Corolla Cross híbrido flex), a Toyota afirma já ter evitado a emissão de 78 mil toneladas de CO² na atmosfera.
"Alcançar 100 mil veículos híbridos vendidos no Brasil é histórico. Na Toyota, assumimos há mais de 10 anos o compromisso de oferecer opções confiáveis de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade. Somos pioneiros na tecnologia híbrida e híbrida flex, em alinhamento com o novo desafio da transição energética", comenta Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Pioneirismo em eletrificação global
A Toyota é líder global em eletrificação: já são mais de 23 milhões de carros eletrificados vendidos, que, de acordo com a empresa, contribuíram cumulativamente para evitar a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO² na atmosfera.
No Brasil, o primeiro eletrificado da fabricante foi o Prius, lançado onze anos atrás. Fruto dos anos 1990, ele também foi o primeiro híbrido feito em série no mundo e colaborou para a popularização da tecnologia.
Em 2019 a fabricante lançou o sistema híbrido flex, apresentado oficialmente pelo Corolla sedã. Dois anos depois, em 2021, ele também passou a equipar o SUV Corolla Cross.
Nesse meio de tempo, em 2020, a Lexus passou a ser a primeira marca do Brasil a ter uma linha de carros 100% eletrificada.
E desde abril deste ano a Toyota oferece também o primeiro híbrido plug-in da empresa no país, o RAV4 Hybrid Plug-in.
Vem mais por aí
A Toyota vai usar parte dos R$ 5 bilhões de investimento já confirmados até 2026 para a fabricação nacional de um novo carro híbrido flex, compacto, que será lançado em 2025, além de outro híbrido flex desenvolvido especialmente para o Brasil.
Um deles será o Yaris Cross, embora a marca ainda não confirme oficialmente.
Paralelamente, vale dizer que a marca faz seus testes com a tecnologia híbrida plug-in utilizando etanol, que estão associados a uma possível futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel).
Como é o híbrido flex da Toyota
Dos mais de 100 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota, cerca de 78 mil são híbridos flex e feitos no Brasil. Desenvolvida pela Toyota brasileira especialmente para o mercado local, essa tecnologia combina a alta eficiência do sistema elétrico com a sustentabilidade do motor flex abastecido com etanol.
E o sistema é autorecarregável, portanto não necessita que a bateria tenha recarga de tomada.
Os híbridos flex da Toyota têm consumo 30% menor em comparação com as versões não eletrificadas e emitem até 70% menos CO² quando abastecidos com etanol.
"A tecnologia híbrida flex é um exemplo de como podemos oferecer opções de mobilidade sustentável adequadas ao contexto de cada região. O etanol de cana-de-açúcar é um dos combustíveis com a menor pegada de carbono do mundo. Solução limpa e renovável que é realidade no Brasil", finaliza Maggio.