Toyota mostra ao governo sua fé na descarbonização híbrida flex
Montadora japonesa aproveita encontro com o presidente Lula, em Brasília, para exibir Prius híbrido plug-in flex e veículo a hidrogênio
Quando o assunto é carro híbrido ninguém supera a Toyota no Brasil. Pioneira na tecnologia híbrida flex, a montadora japonesa aproveitou um evento em Brasília, com a participação do presidente Lula, para mostrar sua fé na descarbonização do país utilizando carros híbridos flex.
Durante a sanção do projeto de lei “Combustível do Futuro”, a Toyota exibiu um Prius equipado com tecnologia híbrida plug-in flex, que é inédita. O carro está em testes. Da mesma forma, apresentou um Mirai, o primeiro veículo movido a células de hidrogênio do mundo, além de carros híbridos flex que fábrica no Brasil (o Corolla Hybrid foi o pioneiro, em 2019, e o Corolla Cross Hybrid chegou em 2020).
“Para seguir avançando na descarbonização da mobilidade precisamos de uma abordagem integrada que inclua combustíveis sustentáveis combinados a tecnologias automotivas”, disse Rafael Ceconello, diretor de assuntos regulatórios e governamentais da Toyota.
Ceconello acrescentou que “a introdução de políticas públicas como o Combustível do Futuro promovem o desenvolvimento de tecnologias limpas” e resulta em “uma economia sustentável e socialmente responsável”.
A Toyota não divulgou quando pretende lançar seu primeiro híbrido plug-in flex, mas continua sendo, depois de cinco anos, a única montadora que fabrica carros híbridos flex completos (Corolla Hybrid e Corolla Cross Hybrid). A Caoa Chery também fabrica veículos flex eletrificados (Tiggo 5X, Tiggo 7 e Arrizo 6), mas eles são micro-híbridos.