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Toyota pagará multa de US$ 1,2 bi por problemas de aceleração

Montadora admitiu que iludiu consumidores e fez declarações enganosas

19 mar 2014 - 12h17
(atualizado às 12h22)
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A Toyota pagará US$ 1,2 bilhão para encerrar uma investigação criminal sobre como lidou com reclamações de consumidores por problemas de segurança, informou o Departamento de Justiça dos EUA nesta quarta-feira.

Eric Holder, Procurador-Geral dos Estados Unidos, e Anthony Foxx, Secretário dos Transportes, em uma coletiva de imprensa no Departamento de Justiça em Washington. A Toyota pagará 1,2 bilhão de dólares para encerrar uma investigação criminal sobre como lidou com reclamações de consumidores por problemas de segurança, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta quarta-feira. 19/03/2014
Eric Holder, Procurador-Geral dos Estados Unidos, e Anthony Foxx, Secretário dos Transportes, em uma coletiva de imprensa no Departamento de Justiça em Washington. A Toyota pagará 1,2 bilhão de dólares para encerrar uma investigação criminal sobre como lidou com reclamações de consumidores por problemas de segurança, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta quarta-feira. 19/03/2014
Foto: Yuri Gripas / Reuters

A Toyota admitiu que iludiu consumidores americanos omitindo e fazendo declarações enganosas sobre dois problemas de segurança, sendo que cada um deles causava um tipo de aceleração involuntária, segundo o Departamento de Justiça. O acordo encerra uma investigação de quatro anos das autoridades americanas.

A Toyota enfrenta centenas de processos sobre problemas de aceleração que ganharam notoriedade pública das mortes de um patrulheiro rodoviário da Califórnia e sua família, que segundo relatos foram causadas pela aceleração involuntária de seu Lexus, fabricado pela Toyota. O defeito na aceleração fez com que a Toyota fizesse o recall de milhões de veículos começando em 2009.

"A Toyota tem cooperado com a Procuradoria dos Estados Unidos nesta questão por mais de quatro anos", disse Carly Schaffner, porta-voz da Toyota. "Durante esse período, realizamos mudanças fundamentais para nos tornarmos uma organização mais sensível e focada em consumidores, e estamos empenhados em melhoras contínuas".

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