Toyota revela seu segundo carro elétrico, o SUV Urban Cruiser
Aos poucos a Toyota vai colocando um pezinho no mercado de carros totalmente elétricos, para não ficar totalmente distante das chinesas
A Toyota prefere carros híbridos, mas não pode ficar de fora do mercado de veículos totalmente elétricos. Por isso, revelou seu segundo carro elétrico. Trata-se de um SUV de porte compacto, o Toyota Urban Cruiser, que fará concorrência direta ao Volvo XC40.
O Urban Cruiser chega na esteira do primeiro elétrico da Toyota, o bZ4X, que foi desenvolvido na China. Em termos de porte, o Urban Cruiser fica um pouco acima do Toyota Yaris Cross Hybrid. A ideia da montadora japonesa é atrair jovens consumidores urbanos.
O nome Urban Cruiser foi usado pela última vez num crossover compacto a gasolina que a Toyota lançou no final dos anos 2000. Agorá de volta, com uma proposta mais ecológica, de zero emissão de gás carbônico durante sua utilização.
O Toyota Urban Cruiser 2024 mede 4.285 mm de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.640 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.700 mm. Apesar de ser um carro do porte do Chevrolet Tracker, ele tem o entre-eixos de um Toyota Corolla.
O Urban Cruiser terá duas opções de bateria: 49 kWh e 61 kWh. O alcance não foi divulgado. A versão com bateria de 49 kWh terá motor de 142 cv e tração dianteira. Com a bateria de 61 kWh haverá duas versões. Uma de 172 cv com tração dianteira e uma de 182 cv com tração integral AWD.
Por dentro, o segundo carro elétrico da Toyota terá painel digital de 10,25 polegadas e tela multimídia de 10,1 polegadas, com navegação por satélite e atualização do trânsito em tempo real. O SUV elétrico terá ainda câmera 360 graus e vários itens de segurança, conveniência e conectividade para os usuários. O preço não foi divulgado.