Toyota Yaris Cross terá um desafio no Brasil: fazer 31 km/l
Novo SUV híbrido de entrada da Toyota tem parâmetros altíssimos de economia na Europa, mas conseguirá o mesmo no Brasil?
É possível que o inédito Toyota Yaris Cross, previsto para ser fabricado no Brasil a partir de 2024, faça 31,2 km/l de gasolina? Possível é, pois esta é a autonomia que o Yaris Cross Hybrid conseguiu nos testes na Europa, mas na prática não será nada fácil. O consumo pode chegar a ínfimos 3,2 litros/100 km.
Nos testes europeus, o Toyota Yaris Cross Hybrid conseguiu um consumo entre 3,2 e 3,6 litros/100 km. Isso dá uma autonomia máxima de 31,25 km/l ou pelo menos 27,78 km/l (os brasileiros chamam essa medição de “consumo”, mas não se consome km; percorre-se).
Tudo vai depender da motorização que a Toyota escolherá para o modelo nacional. Na Europa, o Yaris Cross combina um motor 1.5 de 91 cv com um motor elétrico de 60 kW (ou 81 cv). A arquitetura é de 177 V e a bateria tem capacidade de apenas 0,76 kWh.
No Brasil, surgem especulações de que o motor 1.5 de 3 cilindros terá apenas 75 cv. E que a potência combinada seria de 112 cv. Mas não há confirmação desses dados. A Toyota não abre absolutamente nada sobre as questões técnicas de seus futuros carros.
No caso do Toyota Corolla Cross, o sistema híbrido trabalha com um motor 1.8 a combustão e dois motores elétricos. Esse conjunto é muito pesado para o Yaris Cross, por isso a Toyota deverá mesmo utilizar um motor 1.5.
Mas qual 1.5? O atual que equipa o Toyota Yaris, de 4 cilindros e 110 cv de potência? Ou um novo de 3 cilindros, como existe no exterior? Por questão de custos, e considerando o conservadorismo da Toyota, é muito mais provável que ela aproveite o atual 1.5, que não é muito eficiente. Baixando a potência, entretanto, poderia resolver. Uma fonte do setor disse ao Guia do Carro que o motor será o atual, ou seja, não haverá o milagre dos 31 km/l.
Num caso ou no outro, é muito cedo para cravar que o inédito Toyota Yaris Cross Hybrid nacional fará 31 km/l de gasolina – um desafio e tanto. Primeiro porque os critérios do Inmetro já foram criticados pela própria Toyota quando lançou a atual geração do Corolla Hybrid sedã. Segundo pelo motor pouco eficiente que será usado.
Sem ajuda da bateria, o Yaris 1.5 faz atualmente 14,9 km/l. Já o Corolla Cross Hybrid 1.8 de 101 cv (só na combustão) faz 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. Nesse cenário, falar em mais de 30 km/l para o Yaris Cross nacional parece um exagero.