Tracker e Montana serão os primeiros híbridos flex da Chevrolet
GM anuncia investimento de R$ 5,5 bilhões nas fábricas de São Paulo para produzir carros e motores micro-híbridos (MHEV) a etanol e gasolina
Chevrolet Tracker e Chevrolet Montana serão os primeiros carros híbridos flex da GM no Brasil. Embora não tenha citado o nome dos carros, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, deu a dica: “Vamos iniciar a produção local com dois modelos híbridos leve, que vão permitir o acesso a esta nova tecnologia a um maior número potencial de consumidores’’.
"O Brasil será o primeiro mercado a oferecer a tecnologia híbrida flex da GM no mundo, proporcionando aos clientes da Chevrolet mais opções em sistemas de propulsão. É uma adição ao nosso portfólio de motores a combustão e elétricos", completou Rory Harvey, presidente de mercados globais da General Motors. O sistema será o MHEV (micro-híbrido).
Um dos primeiros micro-híbridos da GM no mundo é o Chevrolet Monza, produzido na China. O equivalente do Monza no Brasil é o Chevrolet Onix Plus, porém esse carro é fabricado em Gravataí (RS), junto com o Onix Hatch. O futuro crossover urbano já anunciado também será produzido no Rio Grande do Sul. Portanto, os modelos da plataforma Onix produzidos em São Caetano do Sul são o SUV Tracker e a picape Montana.
O Spin também é feito na planta do ABC paulista, mas usa outra plataforma (mais antiga). Já a picape S10 e o SUV Trailblazer, fabricados em São José dos Campos, só têm motor a diesel.
O anúncio foi feito esta semana, em São Caetano do Sul (SP), quando os principais executivos da General Motors na região receberam a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Dos 7 bilhões de reais que a GM vai investir no Brasil no atual ciclo de cinco anos, 5,5 bilhões de reais foram destinados para sua operação paulista.
O montante será usado, entre outros, para o desenvolvimento de motores micro-híbridos flex, atualização do portfólio e a modernização de todas as instalações produtivas e operacionais em São Paulo. O atual ciclo 2024-2028 é considerado o período de maior transformação da GM no Brasil.
“Os investimentos que estamos anunciando irão fortalecer os planos da mobilidade sustentável da General Motors no Brasil e impulsionar o crescimento futuro da empresa", disse Harvey.
Santiago Chamorro destacou que, além de iniciar com a tecnologia MHEV, a GM segue estudando outras inovações, como o híbrido plug-in flex (PHEV), que permite ao veículo rodar com etanol, gasolina ou energia elétrica.
Carros elétricos importados
“Temos planos de ampliar também a linha de veículos elétricos, já a partir de 2025”, disse Chamorro. “Nosso objetivo é atender as mais diferentes necessidades dos clientes.’’ Antes da divulgação do Programa Mover, a GM estava disposta a fazer a transição energética sem passar pelos carros híbridos, mas depois mudou de ideia.
A mudança ocorreu em função da retração de vendas dos carros elétricos nos Estados Unidos, o que obrigou a GM global a rever sua posição e atender ao pedidos de concessionárias das marcas. Essa mudança de tática foi autorizada também no Brasil.
Em 2025 a GM vai completar 100 anos de atuação no Brasil. Com o investimento total de 7 bilhões de reais, a General Motors vai renovar completamente o portfólio da linha Chevrolet e também “reforçar seu compromisso com práticas sustentáveis e o aumento da oferta de veículos zero emissão, além de explorar novos negócios".
Uma das novidades será o projeto Smart Factory, com uso de novos recursos, como a inteligência artificial, para “aprimorar processos de fabricação e qualidade, solucionar problemas de forma proativa e reagir a demandas automaticamente, por meio de cruzamento de informações de fontes distintas”.
A montadora vai adicionar mais de 150 robôs em suas linhas de produção no Estado (São Caetano do Sul e São José dos Campos). São Paulo foi o primeiro Estado a receber a General Motors no Brasil e continua sendo estratégico para a empresa. Desde sua chegada, em 1925, a GM já produziu mais de 13 milhões de veículos nas plantas paulistas.
Operações da GM em São Paulo
São Caetano do Sul – Está localizada a sede administrativa e o Centro Tecnológico, o Command Center do OnStar e o Complexo Industrial onde são produzidos os modelos Chevrolet Tracker, Chevrolet Montana e Chevrolet Spin.
São José dos Campos – Complexo industrial com seis fábricas que concentram a produção do Chevrolet S10 e do Chevrolet Trailblazer, além de transmissões, motores e outros componentes.
Indaiatuba – Maior centro de desenvolvimento de veículos do Hemisfério Sul, o Campo de Provas da Cruz Alta abriga sete laboratórios e 17 pistas, que realizam mais de 12 mil experimentos por ano.
Mogi das Cruzes – A unidade produz componentes estampados para as linhas de montagem que a GM mantém no Estado.
Sorocaba – O Centro Logístico recebe, embala, separa e despacha peças produzidas por fornecedores, que abastecem a rede de concessionárias, distribuidores e oficinas autorizadas.