Tudo sobre o EV5, o primeiro carro elétrico da Kia no Brasil
SUV médio tem o porte de um Jeep Commander, custa R$ 399.990 e quer conquistar clientes do segmento premium de carros eletrificados
A Kia avança para a eletrificação no Brasil com seu primeiro modelo 100% elétrico, o primeiro da família EV, chamado EV5 - um SUV médio familiar com porte de Jeep Commander e preço de Volvo XC40
A Kia lançou definitivamente no Brasil nesta semana o SUV EV5, modelo 100% elétrico que inaugura a família com o prefixo "EV" em nosso país. O primeiro lote - de cerca de 20 unidades - chega às lojas nas próximas semanas ao preço de R$ 399.990. A meta é roubar clientes de Volvo XC40, BMW iX1 e cia.
O EV5 será vendido em versão única, a Land, que tem alcance de 402 km de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro - e 550 km de autonomia segundo o ciclo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure).
Para isso, usa bateria de alta tensão de fosfato de ferro e lítio (LFP), de estrutura tipo lâminas, fornecida pela BYD - a famosa Blade. Com tensão operacional de 400V, ela tem 88,1 kWh e se combina a uma bateria auxiliar de baixa tensão de chumbo ácido, de 45 ampéres-hora de capacidade e 12V de tensão.
Com motor único dianteiro - e portanto com tração dianteira - o Kia EV5 tem 160 kW (ou 217,5 cv) de potência e 31,6 kgfm de torque, capaz de fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
Em carregadores de corrente contínua (DC) de 360 kW, ele pode ser recarregado em 27 minutos (de 10% a 80%); em estações de 50 kW, precisa de 83 minutos. Já em fontes de corrente alternada (AC) de 11 kW (rede trifásica) ele pede 8h10 - e em uma unidade de 7 kW (bifásica), 9h40.
Na parte de suspensão e itens de conforto, o SUV usa sistema independente na dianteira, tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira o projeto é independente multilink.
A direção é elétrica e o câmbio é composto por um sistema de engrenagem de redução. O SUV ainda vem com freios a discos de 17 polegadas nas quatro rodas, ventilados na frente e sólidos nas traseiras.
Porte de Jeep Commander
As dimensões oficiais são de 4,62 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,72 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 513 litros (VDA) - mas caso o banco traseiro seja rebatido, o volume pode chegar a 1.718 litros.
São oito opções de pintura externa: branco neve, prata marfim, prata marfim opaco, azul gelo, azul maré, preto noite estelar, cinza mineral e verde iceberg.
E por dentro?
Com foco em famílias da geração Y, o SUV quer agradar não apenas como um carro seguro, mas também como um "espaço" adicional para que os clientes possam "viver sua vida".
Por isso o espaço interno foi "totalmente reinventado" - nas palavras da Kia. Inspirado no EV9, fornece um amplo espaço interno e tem como objetivo parecer mais um lounge doméstico do que de cabine de carro.
Completo, é mais um carro equipado com o pacote ADAS – nome dado aos recursos de condução semi-autônoma, como:
- Alertas de fadiga do condutor incluindo partida do veículo à frente (DAW - Driver Attention Warning w/ Leading Vehicle Departure Alert)
- Alerta de prevenção de colisão por ponto cego (BCA - Blind-spot Collision-avoidance Assist) traseiro
- Alerta de saída de faixa de rodagem (LDW - Lane Departure Warning)
- Alerta de saída em segurança (SEW - Safe Exit Warning)
- Assistentes de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA - Rear Cross-traffic Collision-avoidance Assist)
- Alerta de centralização na faixa de rodagem (LFA - Lane Following Assist)
- Alerta de farol alto (HBA - High Beam Assist)
- Alerta de permanência na faixa de rodagem (LKA - Lane Keep Assist)
- Alerta para prevenção de colisão frontal (FCA - Front Collision-avoidance Assist) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas;
- Alerta para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT);
- Câmeras de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM - Rear View Monitor)
- Câmera de visão 360° (SVM - Surround View Monitor)
- Monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM – Blind-spot View Monitor)
- Piloto automático adaptativo (SCC - Smart Cruise Control, ou ACC) com assistente de congestionamentos
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW - Park Distance Warning, Forward & Reverse).
Disponível apenas na versão única Land, como dissemos, o EV5 tem garantia de cinco anos sem limite de quilometragem e de oito anos ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem.
Quer comprar? Olha que bacana: o pacote inicial do Kia EV5 inclui carregador de emergência, um wallbox residencial de 7 kW e as primeiras revisões, de 20 mil, 40 mil e 60 mil, gratuitas.