Uber anuncia parceria e terá 100 mil carros elétricos da BYD
Parceria global entre BYD e Uber inclui descontos na recarga, manutenção e seguros, além de preços e financiamento especiais para elétricos
A BYD acaba de anunciar uma parceria estratégica de longo prazo com a Uber que pretende levar para as ruas 100.000 veículos novos da marca chinesa para mercados importantes globalmente. A parceria terá início na Europa e na América Latina, e inclui preços especiais e condições de financiamento exclusivas para os carros da BYD que vão rodar na plataforma Uber.
Posteriormente, a parceria também será expandida para o Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia. De acordo com as duas empresas, a parceria tem como objetivo reduzir os custos para a compra de veículos elétricos para os motoristas da Uber, acelerando a adoção destes modelos na plataforma de transporte.
“A Uber e a BYD compartilham o compromisso de inovar em direção a um mundo mais limpo e mais verde, e estou animado para trabalharmos juntos em direção a esse futuro” disse Wang Chuanfu, Fundador e Presidente do Conselho de Administração da BYD. No Brasil, a BYD também é parceira da 99, que oferece os modelos Dolphin e D1 para aluguel através da plataforma, com valores que variam entre R$ 5.000 e R$ 5.500 por mês.
De acordo com a Uber, os motoristas parceiros da empresa estão adotando veículos elétricos cinco vezes mais rápido do que os donos de carros particulares, embora pesquisas mostrem que o preço dos veículos elétricos e a disponibilidade de financiamento são as principais barreiras para a mudança de tecnologia entre os motoristas do aplicativo.
Para apoiar os motoristas na transição para veículos elétricos, os esforços conjuntos da BYD e da Uber vão incluir descontos em carregamento, na manutenção de veículos ou em seguros, além de ofertas de financiamento e leasing, com base no que melhor atender aos motoristas em seus respectivos países.
As duas empresas também vão colaborar no desenvolvimento de veículos autônomos da BYD a serem implantados na plataforma da Uber. "Com o maior acordo global dessa natureza, estamos animados com os benefícios que essa parceria trará para motoristas, passageiros e cidades", disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.
“Estamos felizes em unir forças com uma líder global como a Uber para não apenas acelerar a transição para veículos elétricos, mas também tornar o transporte sustentável acessível para todos”, destacou Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Américas.