União Europeia define metas para rede de recarga elétrica
Além de permitir que motores a combustão sobrevivam além de 2035, acordo define metas para postos de recarga elétricos e a hidrogênio
Após a polêmica concessão que vai permitir a comercialização de veículos com motores a combustão além da data limite estipulada anteriormente – desde que estes funcionem somente com combustíveis sintéticos – os países da União Europeia aprovaram a histórica lei que prevê o fim da venda de automóveis que emitam CO2 a partir de 2035.
Além disso, a entidade fixou novas e mais exigentes metas para a implantação de postos de carregamento para veículos elétricos e a hidrogênio. Detalhe: o primeiro prazo limite já vence em 2026. O objetivo dessas medidas é fazer com que a União Europeia atinja a neutralidade climática em 2050.
De acordo com informações da imprensa especializada europeia, os representantes dos estados-membros da UE, fecharam um acordo para a implementação de uma rede de postos de recarga elétrica e de hidrogênio, que tem como objetivo estimular e acelerar o uso de veículos com emissão zero.
Segundo o novo acordo, os 27 países assumem o compromisso de instalar estações de carregamento para veículos elétricos a cada 60 quilômetros nas principais vias europeias, até 2026.
Quanto aos veículos a hidrogênio, o compromisso é de que os estados-membros da UE providenciem postos de abastecimento distantes, no máximo, 200 quilômetros um do outro, sendo que esta rede deve estar pronta para funcionar até 2031.
“O acordo enviará um sinal claro aos cidadãos e a outras partes interessadas, de que uma infraestrutura de recarga e estações de abastecimento para combustíveis alternativos, como o hidrogênio, serão uma realidade em toda a União Europeia”, afirmou Andreas Carlson, ministro de infraestrutura e habitação da Suécia.
A falta de uma rede de postos de recarga adequada às necessidades dos usuários, é apontada há tempos como um dos principais obstáculos ao avanço e à popularização de uma verdadeira frota de veículos com emissão zero no Velho Continente.
“Com o novo plano, fica assegurado que conduzir e recarregar um automóvel de nova geração, será tão simples e cômodo, quanto um atual, que depende de gasolina”, afirmou Ismail Ertug, eurodeputado alemão responsável pela condução das negociações.