Usados: Chevrolet Cruze valoriza mais do que o Toyota Corolla
Levantamento da Mobiauto analisou o segmento de sedãs médios em versões dos anos 2019, 2020 e 2021; Citroën C4 Lounge também se destaca
Nem sempre o Toyota Corolla é o melhor negócio entre os sedãs médios. É o que indica um levantamento da startup automotiva Mobiauto, que mapeou o segmento de sedãs de porte médio do mercado nacional. De acordo com a empresa, oito veículos foram analisados, nas suas mais variadas versões, nos anos 2019, 2020 e 2021, em um total de 51 automóveis pesquisados.
Tradicional líder de vendas no segmento entre os zero km – com 41.891 unidades vendidas em 2021 – o Toyota Corolla também se destacou entre os semi-novos. Segundo o levantamento, o sedã de origem japonesa colocou uma versão como campeã da valorização entre os seminovos de 2021 e 2020, e ficou na vice-liderança de 2019.
A pesquisa levou em consideração somente modelos com volume expressivo de anúncios de seminovos na plataforma da Mobiauto, comparando os preços desses carros no 1º trimestre de 2021 versus o 1º trimestre deste ano. No caso dos modelos 2021, o Corolla ocupa cinco das seis posições do ranking. Além dele, somente uma versão do Honda Civic integra a lista. Na média, esses sedãs valorizaram 15,63%, com a versão 2.0 Altis da Toyota despontando como campeã (21,73% de alta no período).
Quando a pesquisa seleciona somente os modelos 2020, com 18 modelos investigados (versões de Corolla, Civic, Nissan Sentra, Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta e Kia Cerato), a média de valorização do segmento é de 11,27%. Novamente o Corolla repete a performance e conquista a liderança com a versão GLI, que valorizou 15,35% em um ano.
Mas tudo muda nos modelos de 2019. Em um total de 27 veículos pesquisados e média de valorização de 14,91%, o Corolla mais valorizado aparece apenas na quinta posição. O surpreendente campeão é o Citroën C4 Lounge Live 1.6 THP, que apreciou 21,67%, tendo três versões do Cruze entre a 2ª e a 4ª posições no ranking. E é justamente por essa ótima presença no pódio da pesquisa que o Chevrolet Cruze aparece na liderança na média ponderada de todas as versões de cada ano. Veja a tabela.
“Vale destacar o resultado do Citroën C4 Lounge Live 2019, que valorizou 21,67%, e expressa um outro ângulo de análise do mercado: o custo/benefício. Explico: ele é um sedã com motor turbo, espaçoso e luxuoso, de 3 anos de uso, que custa hoje R$ 76,4 mil, ou seja, é o modelo mais acessível de sua categoria! Apesar de ser um carro fora de linha, a procura por ele aumentou muito devido ao preço acessível, e isso promoveu essa supervalorização”, comenta o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto.
Outro ponto mencionado pelo executivo diz respeito à valorização média dos anos. “Estamos vivendo um período de falta de modelos novos, o que impulsiona imediatamente as cotações dos modelos 2021. Eles acabam substituindo a compra do carro zero km e é normal que tenham alta valorização (15,63%). O curioso é verificar que as versões 2019 ganharam mais preço (14,91%) do que as de 2020 (11,27%)”, finaliza Sant Clair Jr.
Dentre os possíveis motivos para essa valorização, o executivo aponta que o preço de alguns modelos mais velhos – mas de segmentos superiores – já começam a coincidir com os carros zero km mais baratos do mercado, o que pode explicar um possível aumento na procura por modelos de 2019 em detrimento aos de 2020 e os zero km.