Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vai viajar no feriado? Cuidado com a Lei do Farol e a manutenção

Se você vai pegar estrada no feriadão de Novembro, saiba quais são as estradas nas quais é obrigatório rodar com faróis acesos

12 nov 2024 - 15h23
(atualizado em 13/11/2024 às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Uso do farol baixo durante o dia é obrigatório em estradas de pista simples
Uso do farol baixo durante o dia é obrigatório em estradas de pista simples
Foto: Câmara dos Deputados / Guia do Carro

Muitas famílias estão se programando para aproveitar os feriados de novembro e pegar a estrada. Para chegar ao destino em segurança, é importante ficar atento a alguns itens básicos do veículo. Somente com a manutenção automotiva adequada é possível viajar de forma segura com seu carro. Mas não é só. Também é preciso conhecer algumas normas, como a Lei do Farol.

Modificada em abril de 2021, a Lei 14.071/2020, que ficou conhecida como Lei do Farol, exigia o uso dos faróis baixos durante o dia, mas agora só obriga o uso de faróis acesos durante o dia em rodovias de pista simples situadas fora de perímetros urbanos, ou seja, nas estradas em que não existe separação física entre as pistas de sentido diferente (canteiro, guard-rail ou muro). Trata-se de uma importante questão de segurança

Atualmente muitos carros já possuem luz de condução diurna (DRL). Esses veículos estão dispensados de usar os faróis durante o dia, mesmo em estradas de pista simples. Já durante a noite, o uso dos faróis baixos continua obrigatório em todas as vias e por todos os tipos de veículos (mesmo aqueles com DRL).

A não utilização dos faróis baixos nas situações nas quais eles são obrigatórios é infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e a 4 pontos no prontuário do motorista.

Itens de manutenção

Um problema não detectado pode colocar motorista e passageiros em risco. Seja um pneu careca, bateria fraca, freio falhando ou até uma luz que não acende, é preciso cuidar da manutenção para garantir a segurança nas estradas e até para evitar multas.

Por isso, a DPaschoal traz alguns itens que precisam ser verificados frequentemente no carro para curtir os feriados em segurança. Vale lembrar de sempre trocar as peças de acordo com as indicações e orientações do fabricante, com produtos de qualidade e origem.

Pneus - confira sempre a pressão, desgaste irregular e o estado geral de conservação deles. São eles que garantem que o veículo rode em segurança pelas ruas e estradas. Se necessário e possível, faça o rodízio dos pneus, ou efetue a troca, caso seja o mais indicado.

Freios - são eles que garantem que, ao pisar no pedal, o carro pare imediatamente. Se notar que, ao acionar o freio, o pedal está menos eficiente ou que o carro não está parando como deveria, é sinal de que precisa de manutenção. Nesse caso, faça a revisão das peças e itens, como pastilhas e fluidos, efetuando a troca em caso de necessidade.

Bateria - Para o carro ligar e todas as suas funções, especialmente elétricas, funcionarem adequadamente, a bateria precisa estar em ordem. Ela tem uma vida útil média de 3 a 5 anos, então se o veículo começar a apresentar dificuldade para ligar, os faróis estiverem fracos ou sem ligar, o ar condicionado apresentar problemas ou os dispositivos elétricos apresentarem falhas, é sinal de que a bateria está fraca. Para garantir que ela continue funcionando como deve, vá a um centro automotivo e faça os testes para saber se é hora de trocá-la.

Luzes - Conduzir o carro com problema na iluminação pode ser um grande perigo, além de ser passível de multa. Ter todas as luzes do carro funcionando, sejam internas ou externas, é garantia de visibilidade e segurança ao dirigir. Se notar que alguma luz parou de acender ou está fraca, é hora de efetuar a troca imediata e garantir uma condução segura.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade