Veja quais são os carros mais esperados de 2025 no Brasil
Novos SUVs compactos vão movimentar o mercado no país no próximo ano e a hibridização chegará de vez aos carros nacionais
Todos os anos, as montadoras lançam novos carros no Brasil, mas 2025 promete ser ímpar em relação aos lançamentos. Com o início da nova fase da lei de emissões (Proconve L8), em vigor desde 1º de janeiro, os carros novos terão de poluir menos e serem mais eficientes.
Esse é um dos motivos que fará de 2025 o ano do "carro híbrido flex". E, justamente por isso, vários dos futuros modelos já virão eletrificados. 2025 começará na temperatura do verão: quente.
Já nos próximos dias, a General Motors dará início à campanha do seu centenário. A montadora completa 100 anos de atividades no Brasil e prepara um pacotão de novidades que começará com a linha 2025 da dupla Chevrolet Onix e Onix Plus. Hatch e sedã de entrada da marca vão ganhar melhorias no motor 1.0 turboflex, que finalmente terá injeção direta de combustível.
Na Stellantis, a Fiat finaliza os testes para o lançamento da nova Toro. A picape intermediária feita em Goiana (PE) receberá uma reestilização e o novo motor turbodiesel que estreou na "prima" Ram Rampage.
Este mesmo motor também chegará ao Jeep Commander.
Já a Peugeot terá versões híbridas flex dos novos 208 e 2008 com o sistema leve de 12 volts dos Fiat Pulse e Fastback, que eletrifica o motor 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Novos SUVs vão para cima do líder T-Cross
Os utilitários esportivos somam quase a metade das vendas de carros novos em 2024 no Brasil. Por isso, é de se esperar que as marcas estejam priorizando a categoria.
Vários dos modelos que prometem agitar as vendas em 2025 serão SUVs. O atual líder de vendas é o Volkswagen T-Cross, mas a marca alemã prepara para o 1º semestre o VW Tera, novo SUV de entrada feito sobre o Polo que terá tabela de preço abaixo de Nivus e do próprio T-Cross.
Com a força da rede da VW, o Tera certamente virá para vender alto volume. Portanto, um candidato a fisgar a liderança do irmão.
A categoria realmente receberá novidades de grande impacto. A maior delas, talvez, o inédito Toyota Yaris Cross. O SUV está bem próximo de ganhar produção na fábrica da marca em Sorocaba (SP), ao lado do Corolla Cross. Com preços bem próximos aos do Hyundai Creta, ele será híbrido.
Outro forte candidato a lançamento do ano é o novo Nissan Kicks. Já lançada no México e nos Estados Unidos, a nova geração do SUV será feita em Resende (RJ) ao lado do atual modelo, que passará a se chamar Kicks Play.
Para fechar a trinca japonesa, a Honda finaliza os testes do novo WR-V, que voltará às lojas, desta vez sobre a mesma base da linha City. Assim como o arquirrival Yaris Cross, o novo SUV de entrada da Honda terá opção híbrida.
Novos rivais para Compass e Corolla Cross
Entre os SUVs médios, há grandes expectativas para 2025. Para começar, a Ford deve trazer o novo Territory logo no 1º semestre. O carro é importado da China e já trocou de visual por lá. Assim, vai disputar espaço com os líderes Compass e Corolla Cross, e com híbridos chineses de sucesso nas vendas, como GWM Haval H6 e a linha BYD Song (Pro, Plus e Premium).
Aliás, H6 e Song Pro em breve terão produção nacional.
A Jeep também prepara nova linha do Commander com o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Com isso, o SUV de 7 lugares feito em Pernambuco ficará mais eficiente e competitivo que com o atual 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque.
Só que o modelo mais esperado nesta categoria é inédito. Será o Renault C-SUV, uma versão da marca francesa para o Dacia Bigster, que estreou em outubro na Europa, no Salão de Paris.
O modelo que será feito no Paraná estreia no 2º semestre sobre a plataforma CMF-B (também chamada de RGMP), que estreou por aqui com o Kardian. A base modular virá já eletrificada, com versão híbrida para desafiar principalmente o Corolla Cross HEV e os SUVs chineses.
Titano argentina, GWM Poer e nova Triton
Por fim, as picapes continuam com vendas aquecidas e receberão boas novidades. O ano começa com o início das entregas da nova Mitsubishi Triton. A picape trocou de geração e mudou completamente, com importantes refinamentos no chassi e no motor turbodiesel. A cabine evoluiu e deve colocar a picape feita em Catalão (GO) de volta à disputa contra a líder Toyota Hilux e a nova Ford Ranger.
Em seguida, a Fiat lança a nova Toro 2026 e começa a produzir a Titano na Argentina. A mudança de nacionalidade (a picape era feita no Uruguai) vai incluir a troca do motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm pelo novo 2.2 de 200 cv e 45,9 kgfm. Uma importante atualização que promete melhorar as vendas do modelo em 2025.
Por fim, a GWM prepara para o próximo ano (com certo atraso) o lançamento da picape Poer. O modelo foi um dos primeiros a ser confirmado pela marca chinesa no Brasil, mas a fabricante reavaliou os planos e postergou sua chegada, que deve acontecer no 2º semestre - com perspectiva de ganhar produção na fábrica de Iracemápolis (SP). O modelo mira Toyota Hilux e outras picapes conhecidas.