Venda de carros cresce na Europa após seis anos de baixa
Os descontos, no entanto, cresceram mais que as vendas no primeiro trimestre de 2014
A recuperação das vendas de carros na Europa pode estar se firmando, segundo dados de emplacamentos publicados nesta quinta-feira, mas pesquisas confidenciais da indústria mostram que a guerra de preços continua.
Os descontos cresceram mais que as vendas no primeiro trimestre, de acordo com os dados vistos pela Reuters, levantando dúvidas sobre a força da recuperação e a perspectiva de lucro para montadoras na região.
Os emplacamentos subiram 10,4% em março, disse a Associação de Montadoras Europeias, fechando o primeiro trimestre com um avanço de 8,1%, depois de seis anos consecutivos de contração.
Os incentivos médio no varejo, porém, saltaram 12% para quase 2.750 euros (US$ 3.800) por veículo nos cinco maiores mercados, mostraram os dados de uma grande empresa de pesquisas de mercado.
"Deveria haver uma preocupação significativa sobre crescimento artificial", disse o parceiro sênior para o setor automobilístico da Ernst & Young, Peter Fuss, citando descontos, incentivos de governos e vendas com corte de preços de veículos novos.
O lucro da indústria "continua sob forte pressão", disse Fuss.