PUBLICIDADE

Venda de eletrificados cresce 146% no Brasil no 1º semestre

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), são quase 80 mil unidades de janeiro a junho; 69% são PHEV (plug-in) e BEV

4 jul 2024 - 17h55
(atualizado às 17h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Números de vendas são extremamente positivos no acumulado do ano, segundo a Fenabrave, mas há dois pontos neste segundo semestre que podem dar uma freada no avanço

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) divulgou neste começo de julho que o mercado de carros eletrificados (elétricos e híbridos somados) no Brasil segue em franca expansão.

De acordo com a entidade, foram 79.304 unidades emplacadas no primeiro semestre do ano, aumento de 146% na comparação com o mesmo período de 2023. A estimativa da ABVE é de que esse mercado supere a marca de 150 mil unidades em 2024.

Modelos híbridos do tipo plug-in (PHEV) e 100% elétricos (BEV) foram os mais procurados no acumulado dos seis primeiros meses deste ano, com 69% das vendas no total.

Números sobem, mas há soluços

Apesar do otimismo e dos bons números, vale lembrar que carros elétricos e híbridos precisaram encarar agora, no início de julho, mais um aumento no imposto de importação - que varia de acordo com o tipo de motorização.

Para carros elétricos (BEVs), o aumento foi de 10% para 18%; no caso de híbridos do tipo plug-in (PHEVs), o salto foi de 12% para 20%. Exatamente por isso várias fabricantes importadoras decidiram trazer estoques maiores nas últimas semanas.

Outro ponto ainda em discussão entre ABVE, Governo e o Corpo de Bombeiros - que também pode esfriar os ânimos dos compradores de carros eletrificados - é a definição das regras de segurança para recarga desse tipo de automóvel em condomínios, que ainda não foi oficialmente regulamentada.

Mas a ABVE acredita que isso não deve segurar o ímpeto dos clientes que se interessam por carros "verdes". A entidade crê que o crescimento deve continuar a acontecer nos próximos anos, impulsionado justamente pela evolução da consciência ambiental dos consumidores brasileiros.

BYD Song Plus é híbrido do tipo plug-in. Ele é o mais vendido da categoria no Brasil e um dos mais emplacados no mundo em 2024
BYD Song Plus é híbrido do tipo plug-in. Ele é o mais vendido da categoria no Brasil e um dos mais emplacados no mundo em 2024
Foto: Monitor do Mercado
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade