Vendas da Volks crescem 6,5% em janeiro embaladas por Europa
Carros de passeio, utilitários esportivos e vans subiram somaram 798.100 unidades ante 749.500 em 2013
As vendas do grupo Volkswagen cresceram ao ritmo mais forte em quatro meses em janeiro à medida que as vendas nos principais mercados europeus se recuperaram, compensando quedas de dois dígitos nos Estados Unidos e no Brasil.
As vendas de carros de passeio, utilitários esportivos e vans subiram 6,5% para 798.100 unidades, ante 749.500 no ano passado, informou a montadora nesta sexta-feira.
Na Europa, onde a Volkswagen sofreu uma leve queda de 0,5% nas vendas do grupo no ano passado, o emplacamento de carros incluindo a marca de luxo Audi e a divisão tcheca Skoda subiu 8,5% no mês passado para 273.700 automóveis, de acordo com a companhia.
"Estamos vendo os primeiros crescimentos na Europa, principalmente na Europa Ocidental, onde o movimento de queda parece ter deixado para trás seu nível mais baixo", disse o chefe de vendas da montadora, Christian Klingler.
Analistas e executivos do setor esperam que as vendas na Europa voltem a ter um crescimento de um dígito baixo depois de seis anos de queda, mas acrescentaram que um excesso crônico de capacidade fabril, que deu início a uma guerra de preços, continuará a pressionar a lucratividade das montadoras.