Vendas de veículos novos no Brasil em setembro caem 5,8%, diz Fenabrave
As vendas de veículos novos no Brasil em setembro caíram 5,87% sobre agosto, para 309.879 unidades, informou nesta quarta-feira a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na comparação com o fraco resultado de setembro de 2012, as vendas do mês passado cresceram 7,57%, segundo a entidade.
Com isso, no acumulado dos nove primeiros meses deste ano, o setor apurou licenciamentos de 2,780 milhões de unidades, oscilação negativa de 0,3% sobre o mesmo período do ano passado.
Ainda assim, a Fenabrave manteve a projeção revisada em agosto, de crescimento das vendas de veículos novos no País este ano de 1,53%, para 3,859 milhões de unidades. No início do ano, a entidade previa crescimento de 3,48%.
Isoladamente, o segmento de carros e comerciais leves teve vendas de 293.961 unidades, queda de 6% ante agosto, mas alta de 5,9% sobre o mesmo mês de 2012. As vendas de caminhões somaram 12.966 unidades em setembro, queda de 3,07% na comparação mensal, mas salto de 53,06% na comparação anual. Já os emplacamentos de ônibus caíram 5,11% frente a agosto, para 2.952 veículos, e dispararam 45,63% na comparação anual.
A Fiat encerrou setembro com participação de 21,5% no segmento de carros e comerciais leves, categoria que além de utilitários esportivos inclui furgões. A fatia da empresa correspondeu a vendas de 63.207 unidades. A montadora italiana foi seguida por Volkswagen, com fatia 19,03% e vendas de 55.940 unidades. A americana General Motors teve participação de 17,24%, totalizando 50.683 veículos vendidos.
A Ford vendeu 28.437 carros e comerciais leves, numa participação 9,67%. A empresa foi seguida por Renault com participação de 7,02% e licenciamentos de 20.625. Hyundai fechou o mês passado com fatia de 5,7%, com vendas 16.752 unidades.