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Vinfast registra SUV elétrico à venda na Shopee no Brasil

Vinfast VF 3 teve patentes registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mas não tem vendas garantidas no País

6 jun 2024 - 17h07
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A Vinfast VF 3, que vem fazendo sucesso com vendas por meio do e-commerce Shopee, tem chances de chegar ao Brasil. A fabricante vietnamita registrou o modelo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Isso, cabe lembrar, não é garantia de comercialização local. Afinal, a ação é uma prática comum das montadoras para evitar o risco de plágio, sobretudo, dos desenhos industriais.

Foto: VinFast/Divulgação / Estadão

Entretanto, caso venha ao País, o mini SUV elétrico seria o primeiro da marca por aqui. E tem uma curiosidade. Coincidência ou não, o modelo passou pelas mãos do designer responsável pelo Ford Ecosport, o brasileiro João Marcos Ramos. O profissional, que foi designer-chefe da Ford do Brasil, hoje, trabalha na Vinfast e é um dos responsáveis pelas linhas do VF 3, como esclarece a imagem acima.

A Vinfast, que foi fundada em 2017 e hoje possui seis carros elétricos no portfólio e quatro a combustão, tem no VF 3 seu case de maior sucesso. O SUV compacto, de acordo com a marca, já recebeu mais de 27 mil encomendas em menos de três dias - logo após a abertura da pré-venda. Seus preços iniciais variam entre US$ 9.248 (cerca de R$ 47.723, na conversão direta) e US$ 12.390 (aproximadamente R$ 63.937).

Como é o carrinho?

A Vinfast oferece nove opções de cores para o SUV, que traz rodas de 16". Apesar de ter só duas portas, o modelo comporta quatro passageiros quando a capacidade máxima de seu porta-malas (de 550 litros) não for utilizada.

Em medidas, tem 3,19 metros de comprimento, 1,67 m de largura, 1,62 m de altura e 2,08 de entre-eixos. Mesmo tão pequeno, o modelo procura oferecer inovações, como central multimídia com tela de 10" com conexão Android Auto e Apple CarPlay, freios ABS e câmera de ré.

Na mecânica, conta com motor elétrico de 32 kWh (43 cv) e 11,2 kgfm de torque. Além disso, acelera de 0 a 50 km/h em 5,3 segundos. Já o carregamento em ciclo de bateria mais rápido leva 36 minutos (10% a 70%). Por fim, a autonomia fica em, aproximadamente, 237 km (ciclo WLTP). A velocidade máxima é de 100 km/h.

Estadão
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