Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volks confirma quatro lançamentos em 2025; veja quais são

Fabricante anuncia em evento de final de ano que em 2025 a empresa vai focar no "resgate da esportividade"; entenda

29 nov 2024 - 18h58
(atualizado às 19h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Volks segue investindo na mobilidade: na noite desta quinta (28), confirmou quatro lançamentos para o ano que vem

Apesar de cada vez mais moderna, tecnológica e eletrificada, a Volks revelou na noite desta quinta-feira (29), durante um evento comemorativo destinado à imprensa, que vai lançar pelo menos quatro modelos no Brasil em 2025 - e três deles terão alcunha esportiva, para delírio dos fãs da marca. São eles:

  • Volkswagen Tera (SUV subcompacto que será posicionado abaixo do Nivus)
  • Volkswagen Golf GTI
  • Volkswagen Nivus GTS
  • Volkswagen Jetta GLI

Calma! Estes não devem ser os únicos lançamentos da empresa ao longo de 2025. É provável que outras versões de modelos já vendidos apareçam ao longo da temporada. Mas são novidades importantes no quesito mobilidade e abaixo falaremos um pouco sobre cada uma.

Tera

O Tera é talvez o principal lançamento da marca e possivelmente até do mercado de automóveis no ano que vem. Fabricado em Taubaté (SP), ele será o modelo de SUV mais acessível da empresa no país.

Ainda não estão confirmados os dados técnicos, mas nossa aposta é de que ele irá usar o conjunto 1.0 flex aspirado do Polo nas versões de entrada e o 1.0 TSI nas configurações mais caras. Esperamos também caixas de câmbio manual e automáticas. 

Faixa de preço: entre R$ 100 mil e R$ 130 mil (estimados).

Golf GTI

A lenda está de volta - e o portal Terra confirmou a novidade no mês passado. A nova geração do GTI é a mais rápida, forte e insana já criada. Ela chega cinco anos após o carro deixar de ser vendido (antes da pandemia ele vinha apenas na versão GTE, híbrida e importada). A fabricação nacional terminou em 2019.

Tem motor 2.0 turbo da família EA888 - agora conhecido como LK3 evo4 - de 265 cv e 37,7 kgfm de torque e recebe comandos de um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Tração dianteira (é o Golf "R" que tem tração integral) e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Pode chegar a 250 km/h. 

Nivus GTS

Uma versão esportiva do SUV-cupê Nivus também já foi mostrada e vem sendo preparada pela marca. A configuração vai usar o motor 250 TSI 1.4 de 150 cv, embora também com o câmbio automático de seis marchas.

A ideia é reforçar o apelo esportivo ao carro e criar um concorrente a altura do Fiat Pulse Abarth. Por isso, alguns detalhes de esportividade devem ser adotados, como pneus e suspensão mais baixos.

Jetta GLI

A última confirmação da marca foi a de ontem: a decisão de importar o novo Jetta GLI, que mudou lá fora na metade deste ano. O visual foi atualizado, deixou o perfil do carro mais "jovem", e o interior também evolui consideravelmente, com mais recursos tecnológicos e digitais.

O conjunto mecânico, no entanto, não deve mudar - muito menos a faixa de preço, se é que ele não irá aumentar. Hoje o Jetta GLI custa R$ 250.990 e vem equipado com o conjunto 350 TSI, que usa um motor 2.0 turbo de 231 cv e 35,7 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de seis marchas e dupla embreagem.

Novo Volkswagen Jetta GLI 2025 deve chegar ao Brasil na metade do ano que vem
Novo Volkswagen Jetta GLI 2025 deve chegar ao Brasil na metade do ano que vem
Foto: VW/Divulgação
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade