Volks lidera SUV compacto com T-Cross + Nivus? Não é bem assim
Volkswagen comemora 1º lugar do T-Cross e tem liderança de marca entre os SUVs, mas ainda perde para a soma das marcas da Stellantis
Dois SUVs das Volkswagen (T-Cross e Nivus) somaram 10.352 vendas em maio e isso animou o fabricante alemão a divulgar que é líder como marca na categoria de utilitários compactos e no segmento SUV. Somando o Taos, a Volkswagen emplacou 11.887 SUVs.
A Jeep, somando seus quatro modelos (Compass, Renegade, Commander e Wrangler) obteve 11.806 emplacamentos em maio, ou seja, perdeu por 81 carros. O T-Cross foi o SUV mais vendido no mês.
Considerando só os SUVs compactos, a Jeep levou um banho, pois compete sozinha com o Renegade, que vendeu 4.279 (perdeu por 61 unidades do Nivus e por 1.733 do T-Cross). De quebra, T-Cross + Nivus venceram também a dupla da Fiat (Pulse + Fastback).
Mas a Jeep deu o troco nos SUVs médios, com 5.560 unidades do Compass contra 1.535 do Taos. E também não teve resistência da Volkswagen nos SUVs grandes, pois registrou 1.955 vendas do Commander e o Tiguan não está mais sendo comercializado.
Jeep não joga sozinha
A liderança por marca da Volkswagen tem forte apelo de imagem, pois não é toda hora que uma marca derrota a Jeep no campo dela, ou seja, no segmento SUV. Mas isso não deixa de ser meia verdade. O fato é que a Jeep não joga mais sozinha e faz algum tempo.
Portanto, se a análise for feita entre a Volkswagen e a Stellantis (Jeep, Fiat, Citroën e Peugeot), a liderança do segmento SUV muda de mãos.
No total, a Volks somou 11.887 vendas de SUVs em maio, mas a Stellantis registrou 18.667 emplacamentos, portanto venceu por uma margem de 6.780 carros.
Indo ao detalhe, ou seja, nas categorias, a Stellantis também vence. Enquanto a dupla T-Cross e Nivus obteve 10.352 vendas, o quinteto Renegade, Pulse, Fastback, C4 Cactus e 2008 somou 11.100 licenciamentos, uma diferença de 748 carros a favor da Stellantis.
Vale lembrar que o Jeep Renegade teve suas vendas reduzidas pela metade quando foi reposicionado para abrir espaço aos Fiat Pulse e Fastback. Portanto, foi uma tática pensada visando a estratégia de liderar no total das marcas.
Na categoria de SUVs médios, o Compass sozinho bateu o Taos por 4.025 unidades; na disputa Stellantis vs Volkswagen, a diferença aumenta mais 40 carros (Peugeot 3008). Na categoria de SUVs grandes, o Jeep Commander só é ameaçado pelo Toyota SW4.
SUV | VENDAS | CAT. |
VW T-CROSS | 6.012 | B |
VW NIVUS | 4.340 | B |
VW TAOS | 1.535 | C |
JEEP COMPASS | 5.560 | C |
JEEP RENEGADE | 4.279 | B |
JEEP COMMANDER | 1.955 | D |
JEEP WRANGLER | 12 | E |
FIAT PULSE | 3.490 | B |
FIAT FASTBACK | 2.943 | B |
CITROËN C4 CACTUS | 238 | B |
PEUGEOT 2008 | 150 | B |
PEUGEOT 3008 | 40 | C |
Importância do mercado
Para a Volkswagen, de qualquer forma, é importante ressaltar o sucesso da dupla T-Cross e Nivus, principalmente porque o T-Cross foi o SUV mais vendido em maio. Hoje o segmento de SUVs é o de maior relevância do Brasil, com 39,1% de representatividade.
“Estamos muito satisfeitos de entender que a percepção de valor dos clientes no Brasil está cada vez mais aderente ao nosso portfólio de produtos”, disse comenta Roger Corassa, vice-presidente de marketing e vendas da VW do Brasil. “Em maio, mais 27 mil clientes escolheram um novo Volkswagen diante da percepção que um Volkswagen vale mais”, disse, considerando todos os segmentos.
WebStory: quais foram os carros mais vendidos em maio
Afinal, a Volkswagen também ficou em 1º lugar entre os automóveis de passeio com a dupla Novo Polo e Polo Track. “É importante para nós entender que o nosso plano tem construído resultados cada vez mais consolidados para a marca, principalmente nos segmentos mais representativos do marcado”, complementa Fernando Silva, diretor de vendas da Volkswagen, que trabalhava na Stellantis até recentemente.