Volks reforça parceria com Saic para ter 18 novos modelos
Marca planeja lançar 18 novos carros híbridos e elétricos no mercado chinês até 2030 para recuperar espaço perdido
A Volks precisa responder ao avanço da BYD na China e, para isso, decidiu investir na parceria com a Saic para fazer 18 novos modelos eletrificados naquele país - e alguns podem vir para cá
A Volks se mexe para recuperar o espaço perdido no mercado chinês - em 2023, a fabricante deixou a liderança do mercado escapar para as mãos da BYD. O que fazer? Reforçar a parceria com a Saic, uma das marcas locais. Como? Com um novo programa de investimento e de lançamentos, que prevê 18 novos carros eletrificados até 2030.
No comunicado, a Volkswagen garante que será parceira da Saic até 2040. Vale lembrar que a união existe há 40 anos (desde 1984) e foi estendida devido a "ciclos de planejamento plurianuais de novos produtos". Dos 18 novos produtos, 15 serão desenolvidos especialmente para o mercado chinês. Ou seja, três deles podem, quem sabe, pintar por aqui futuramente.
De acordo com a Volks, desses 18, seis serão 100% elétricos. Dois desses elétricos chegam em 2026, além de outros dois elétricos do tipo EREV (um elétrico com extensor de alcance) e três híbridos do tipo plug-in.
Isso tudo acontece porque o perfil do consumidor chinês mudou bastante - e rapidamente - nos últimos anos. Por lá, o povo deixou de escolher carros de marcas estrangeiras e passou a apostar em modelos eletrificados de fabricantes locais - e a reportagem do Terra esteve por lá há poucas semanas para comprovar.
Antes de 2020, ano da pandemia, marcas alemãs como Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche, por exemplo, eram responsáveis por mais de 25% dos carros emplacados naquele país - hoje, a somatória de todas representa apenas 15% do total.
O novo plano estratégico da Volks, portanto, é a grande aposta da marca para recuperar os "cheques vindos da China", como enfatizou o próprio CEO global da marca, Oliver Blume.