Volks vai fabricar híbrido flex em nova plataforma no Brasil
Um modelo inédito, feito em cooperação com a Europa, será o primeiro carro híbrido flex da Volkswagen no Brasil
A Volkswagen do Brasil vai construir uma nova plataforma para fabricar seu primeiro carro híbrido flex no país. A informação foi dada hoje pelos dois principais executivos da Volkswagen, Alexander Seitz (CEO da VW América do Sul) e Ciro Possobom (COO da VW do Brasil).
Esta plataforma fará automóveis intermediários entre os modelos da MQB (Polo, T-Cross e Nivus) e da MEB europeia (ID.4, ID.3 e ID. Buzz). Mas este carro não deve ser lançado antes de 2026. Isso porque, segundo Seitz, o atual ciclo de investimentos (R$ 7 bilhões até 2026) aportará apenas uma parte do que será necessário para o híbrido flex.
Além disso, os lançamentos do atual ciclo de investimentos ocorrerão até 2025. Segundo Possobom, a construção de uma nova plataforma para carros híbridos leva cerca de três anos. Portanto, a menos que a VW esteja fazendo essa plataforma em segredo, o prazo será mesmo 2026.
O ano de 2026 coincide com o lançamento do inédito Volkswagen ID.2all na Europa, que pode ser o substituto do Polo e até herdar o nome. Seitz disse ao Guia do Carro, na Alemanha, que o ID.2all tem as características certas para ser o primeiro carro elétrico de sucesso da marca no Brasil, em termos de volume.
Nesta quinta, 23, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, Possobom confirmou que a Volkswagen do Brasil pretende fabricar carros elétricos no futuro: “Estamos estudando a possibilidade do ID. 2all, que será lançado somente em 2026”.
Porém, os próximos passos da montadora será mesmo investir na tecnologia do híbrido flex. Este carro provavelmente será um modelo inédito. Seitz tinha afirmado, algum tempo atrás, que seria um modelo desenvolvido pela Skoda (República Tcheca), uma das marcas do Grupo VW na Europa. Possobom, entretanto, acrescentou que pode haver sinergia com outras marcas, como a Seat (Espanha).
Possobom afirmou também: “Queremos um carro acessível para os brasileiros. Evidentemente que as pessoas têm que pagar pela tecnologia, então também podemos optar por um híbrido leve, com baterias menores”.
15 carros até 2025
A Volkswagen do Brasil pretende lançar 15 novos carros até 2025, mas nas informações passadas pela assessoria de imprensa constam até mesmo versões, como o Gol Last Edition e o Polo 1st Edition. Talvez seja uma tática para despistar. Afinal, só da família do Polo Track serão mais três. A conta não bate.
Um dos futuros modelos com certeza será um SUV pequeno, abaixo do T-Cross e do Nivus, feito na base do Polo Track. Mas este carro não deverá ser o híbrido flex; apenas flex, assim como o substituto do Voyage (Virtus Track?) e, quem sabe, a nova geração da picape Saveiro.
Outros carros que certamente virão: ID.4 elétrico já no segundo semestre deste ano e Volkswagen Tiguan. O elétrico ID. 3 é uma possibilidade para 2024. Dos elétricos, o ID. Buzz é o mais complicado, pois o carro não começou a ser vendido nem nos Estados Unidos nem na China, dois grandes mercados. Talvez em 2025.
Possobom afirmou também que a Volkswagen pode importar carros híbridos a gasolina. Nesse caso, modelos como o Tiguan eHybrid e até o Golf GTE entram como possibilidades. Até porque a Volkswagen havia prometido cinco modelos eletrificados e, por enquanto, só confirmou dois: Golf GTE da geração passada (um fiasco comercial) e ID.4 elétrico (ainda este ano).