Volkswagen: a glória total ou apenas o prêmio de Miss Simpatia?
VW do Brasil tem muito a comemorar em 2024, mas a glória total só virá se o Polo conseguir tirar a hegemonia do Fiat Strada
Um único carro separa a Volkswagen da glória total em 2024 ou do prêmio de Miss Simpatia. Este carro é o Polo, um dos maiores sucessos dos últimos dois anos, que recolocou a VW do Brasil na disputa pelo título de carro mais vendido do país. Não deixa de ser uma situação cruel para a Volks, que teve um grande ano.
Segundo as projeções do Guia do Carro, com base nos dados oficiais da Fenabrave, a Volkswagen deve terminar o ano com cerca de 393 mil carros vendidos. Isso lhe garante uma folgada vice-liderança. Ainda perde para a Fiat, que terminará com 514 mil unidades, mas a Volks vendeu 48 mil carros a mais do que em 2023 e a Fiat vendeu 38 mil a mais.
Em relação à Chevrolet, a Volkswagen aumenta de 17 mil para 85 mil a sua vantagem. Vale dizer que a Chevrolet é a única das três maiores marcas que cai em volume: -20 mil unidades em relação ao ano passado, fechando 2024 com cerca de 253 mil vendas.
Para além disso, com um desempenho fantástico do T-Cross, que deverá fechar o ano com cerca de 85 mil unidades e o bicampeonato entre os SUVs, a Volkswagen mais uma vez supera a Jeep como a marca que mais vende neste segmento, responsável por 48% dos registos de automóveis de passeio em 2024.
Mas… apesar de tudo isso, o título de carro mais vendido do Brasil é uma conquista que o marketing da Volkswagen quer muito. O Polo renasceu em 2023 para ser o substituto do VW Gol nesse destino glorioso. O Gol foi campeão nacional de vendas durante 27 anos consecutivos (1987 a 2013).
Durante muitos anos o Fiat Palio foi um adversário duríssimo para o VW Gol. A Fiat quase sempre foi campeã de vendas, mas não conseguia derrubar a Volkswagen nesse item. A cada ano, em dezembro, as duas marcas faziam malabarismos fiscais para registrar o maior número de carros possível – o Palio batia recordes, mas ainda assim o Gol sempre o superava no final.
E agora? Segundo os relatos de ontem, a posição do Polo estava difícil. Tinha que descontar quase 3.500 vendas em apenas 5 dias. A menos que a Volkswagen esteja “escondendo leite” para apresentá-lo no final. Pode ter antecipado emplacamentos de 2025.
Se o Polo for o campeão nacional de vendas, será a glória total para a Volkswagen. Mas, se perder, será “apenas” o campeão entre os carros de passeio. Bicampeão, na verdade, e com recorde de vendas. Mas ainda assim será uma espécie de título de Miss Simpatia, um prêmio de consolação para a Volks em seu melhor ano na década. Em alguns dias saberemos.