Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volkswagen anuncia data para revelar nome do seu novo SUV nacional

Feito sobre a plataforma MQB-A0 do Polo e T-Cross, novo SUV compacto nacional da Volkswagen terá nome inédito e chega ao Brasil em 2025

1 nov 2024 - 12h44
Compartilhar
Exibir comentários
Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Foto: João Buffon/Guia do Carro/VW Divulgação

Falta pouco para descobrirmos o nome do novo SUV nacional da Volkswagen. Depois de divulgar as primeiras imagens do novo modelo durante o Rock in Rio, a marca alemã acaba de anunciar que vai revelar o nome do inédito SUV na próxima segunda-feira, dia 4 de novembro. O anúncio acontecerá nos perfis oficiais da marca, nas redes sociais.

Produzido na planta de Taubaté (SP), o novo SUV será um dos 16 lançamentos da Volkswagen até 2028. O modelo inédito fez sua primeira aparição oficial durante o Rock in Rio, no Rio de Janeiro (RJ), no mês passado. Por lá, ele foi revelado no estande Mundo VW, em camuflagem especial, e envolvido por uma redoma de LED. 

Flagra do novo SUV VW 246 em testes no Brasil
Flagra do novo SUV VW 246 em testes no Brasil
Foto: Reprodução/@falandodecarro Instagram

Na ocasião, o público conheceu a assinatura dos faróis, a silhueta e o design das rodas do veículo. Nas redes sociais, mais de 700 milhões de pessoas acessaram o conteúdo com a sugestão de um nome, com até cinco letras, para o novo SUV da Volkswagen. Com ajuda de Inteligência Artificial (IA), a Volkswagen transformou alguns nomes sugeridos em animações divertidas.

Recentemente, o site Notícias Automotivas publicou que a marca alemã registrou alguns nomes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). São eles: Acron, Airon, Arena, Tagro, Tukan e Udara. Internamente, o novo modelo é conhecido como Projeto VW 246. De qualquer forma, o novo SUV da Volkswagen não se chamará Gol.

Novo SUV de entrada da Volkswagen flagrado em testes no Brasil
Novo SUV de entrada da Volkswagen flagrado em testes no Brasil
Foto: Reprodução João Anacleto/@janacletos Instagram

O design foi projetado no Brasil, e de acordo com a própria Volkswagen, a filial brasileira teve bastante autonomia para elaborar as linhas do novo modelo. Os faróis de led serão os mesmos do novo Nivus, mas com leve mudança na assinatura visual. A lateral terá linha de cintura ascendente. A grade frontal e o para-choque são inspirados no Tiguan europeu. 

O SUV nacional tem ainda lanternas em led interligadas por uma barra horizontal (sem iluminação) na traseira, e placa no para-choque. O interior será totalmente novo, dentro do padrão da marca, mas ainda não foi revelado.  As rodas de liga-leve da unidade mostrada no Rock in Rio são de 17", o que indica que o SUV deve ter medidas até esse aro. 

Novo SUV nacional da Volkswagen em testes em Taubaté (SP)
Novo SUV nacional da Volkswagen em testes em Taubaté (SP)
Foto: Reprodução/@placaverde Instagram

No teto, há barras longitudinais, mas não é possível cravar se a peça é meramente estética ou funcional. Já a coluna "C" é larga e traz um vinco que acompanha as portas até o vidro traseiro. O novo SUV da Volkswagen será concorrente de modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, com porte menor do que o Nivus. Ele será fabricado na plataforma MQB-A0, que é uma variação da MQB dos modelos T-Cross, Virtus, Nivus e Polo. 

Ele é desenvolvido em parceria com a montadora tcheca Skoda, que faz parte do Grupo Volkswagen. Até por isso, o novo SUV nacional terá um parentesco com o SUV compacto da Skoda que será vendido na Índia. A versão da Volkswagen terá design inédito, trocando todas as peças de estamparia e mantendo apenas as dimensões gerais. 

Modelo em clay do novo SUV da Volkswagen: traseira terá lanternas interligadas
Modelo em clay do novo SUV da Volkswagen: traseira terá lanternas interligadas
Foto: João Buffon / Guia do Carro

Para efeito de comparação, o Skoda Fabia mede 4,10 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura. O entre-eixos é de 2,56 m, o mesmo do Polo.  Sob o capô, o inédito SUV urbano (ou CUV, Crossover Urban Vehicle) deve contar apenas com o motor 1.0 TSI de 116 cv de potência e 165 Nm de torque. A transmissão será automática de 6 marchas, ou manual de 5 marchas, repetindo o conjunto utilizado pelo Polo. 

Há rumores de que o modelo também possa trazer o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm nas versões mais caras. No entanto, ele não terá motores aspirados para não brigar com o Polo e Polo Track. Além disso, o novo modelo também não deve custar menos do que as configurações mais baratas do Polo, na faixa dos R$ 90.000. Caso chegasse hoje ao mercado, os preços deveriam vir na faixa de R$ 100.000 a R$ 130.000.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade