Volkswagen bate marca que tira o sono de Elon Musk, da Tesla
Carros da linha ID da Volkswagen atingem 500.000 vendas desde outubro de 2020 e acendem sinal amarelo na Tesla
A Volkswagen tentou se associar de alguma forma à Tesla. Elon Musk não quis. Nasceu uma ideia de cooperação, mas no fundo há também uma competição entre as duas montadoras. Do lado americano, a Tesla extrapolou os Estados Unidos e já brilha muito na Europa e principalmente na China. Do lado europeu, a Volkswagen quer a liderança do novo mundo dos carros elétricos.
Nesta segunda-feira (14), Elon Musk teve que deixar um pouco de lado seus perrengues com o Twitter porque acendeu um sinal amarelo na Tesla. Um aviso de que em apenas dois anos a Volkswagen chegou à marca de meio milhão de carros elétricos vendidos.
Por óbvio que num mercado de 80 milhões de carros cabem tanto a Tesla quanto a Volkswagen. Porém, a Tesla vive muito do que projeta para o futuro como rainha de uma mobilidade elétrica, totalmente disruptiva e sustentável. Quando uma empresa tradicional como a Volks mostra que é capaz de fazer o mesmo, o valor simbólico da Tesla cai. Isso pode levar a uma queda de seu valor real.
É interessante notar que a Volkswagen chegou a 500.000 carros da linha ID (100% elétricos) num período de enormes dificuldades no fornecimento de semicondutores. Segundo a Volkswagen, a carteira de pedidos permanece alta, com 135.000 unidades solicitadas (+65% em relação a 2021).
Wolfsburg afirma que o programa “Acelerar” da Volkswagen permanece alto. O programa de produção de carros convencionais, com motor a combustão interna, termina em 2026. Dez novos carros elétricos Volkswagen ID serão lançados até 2026. No Brasil, a aposta será em carros híbridos a etanol.